Panorama
 
 
 

THOMAZ BASTOS E PRESIDENTE DA FUNAI RECEBEM LÍDERES INDÍGENAS NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

28/04/2005 – Cerca de 30 líderes indígenas foram recebidos hoje (28) pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes. No encontro, ocorrido no ministério a Justiça, as lideranças manifestaram o apoio à homologação contínua da Raposa Serra do Sol e pediram que os povos indígenas da reserva sejam compensados pelos prejuízos causados pela degradação ambiental resultante da ação dos arrozeiros.
O índios também pediram a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista - com participação dos indígenas -, e a declaração imediata da posse indígena de 14 terras distribuídas pelo país. Eles manifestaram ainda preocupação com projetos em tramitação no Congresso Nacional que, segundo eles, ameaçam os direitos indígenas.
Segundo o presidente da Funai, o ministro recebeu bem as reivindicações. "O ministro vai levar isso ao presidente da República junto com uma série de outras propostas, inclusive uma sobre a reestruturação da Funai". Mércio Pereira Gomes reafirmou que o governo não vai retroceder na homologação contínua da reserva Raposa Serra do Sol, já que esse foi um passo fundamental para o governo e para as lideranças indígenas, "propício à consolidação de uma nova política indianista".
O coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasiliera (Coiab), o cacique Jecinaldo Barbosa, disse que o ministro pretende apresentar ao presidente Lula a proposta de criação do Conselho Nacional de Política Indigenista no mês de maio. Quanto às terras reivindicadas, Thomaz Bastos afirmou que cada caso será estudado. "Nas palavras do ministro, haverá todo o compromisso para que essas terras possam ser de posse dos povos indígenas", afirma Jecinaldo.
Segundo o presidente da Funai, durante o governo Lula já foram homologadas 54 terras e a expectativa é de que até o final do mandato de Lula esse número chegue a 100.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Yara Aquino

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.