Panorama
 
 
 

TRÊS SECRETÁRIOS DE RORAIMA VÃO À COMUNIDADE INDÍGENA ONDE POLICIAIS FORAM SEQÜESTRADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

27/04/2005 - Três secretários do governo do estado de Roraima – da Justiça e Cidadania, da Casa Civil e do Índio - estão neste momento na comunidade indígena do Flechal, que fica na reserva indígena Raposa Serra do Sol. Eles tentam ampliar as negociações para a libertação de quatro policiais federais que são mantidos como reféns na comunidade desde a última sexta-feira.
Segundo o secretário de comunicação de Roraima, Ruy Figueiredo, o governo estadual está mediando as negociações a pedido do ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos. "Os secretários que lá estão mantêm um diálogo mais fácil com os índios que querem ter o direito de serem ouvidos".
Ruy Figueiredo afirmou também que os agentes, que antes podiam circular por toda a aldeia, estão agora confinados em uma casa e continuam armados. "Há a expectativa de uma libertação ainda hoje", disse.
Os indígenas do Flechal, assim como o governo estadual, protestam contra a homologação em área contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol. Eles são ligados à Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos de Roraima (Sodiur).
O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, disse ontem (26) que os arrozeiros que ocupam irregularmente a reserva influenciaram parte dos índios para serem contrários à homologação da reserva em área contínua. "Sabíamos que ia haver resistência por parte dos arrozeiros. Numa terra de 1,747 milhão de hectares, quem está fazendo tudo isso são oito arrozeiros, que conseguiram levar quase toda a população do estado de Roraima contra os índios que são a favor da homologação".
A demarcação em área contínua determina que os ocupantes não-índios da reserva - entre os quais os arrozeiros que exploram terras na margem Sudoeste da área - devem deixar o local no prazo de um ano.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Bianca Estrella

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.