Panorama
 
 
 

USO SUSTENTÁVEL DO AQÜÍFERO GUARANI É TEMA DE ENCONTRO EM CURITIBA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2005

26/04/2005 - O Ministério do Meio Ambiente realiza em Curitiba, amanhã (27) e quinta-feira (28), o Encontro Nacional de Execução do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (reserva subterrânea de água doce).
O projeto, desenvolvido pelos países por onde passa o aqüífero (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), tem como objetivo planejar conjuntamente a gestão e o uso sustentável do maior reservatório de água-doce do planeta. Representantes de oito estados brasileiros beneficiados pelo reservatório irão apresentar as informações reunidas até agora sobre o aqüífero.
Segundo o secretário do Planejamento, Reinhold Stephanes, nos dois dias do encontro serão discutidas questões em torno da utilização e da preservação do Aqüífero Guarani. Para ele, o assunto é de vital importância não só para o Paraná, mas para o Brasil, país que detém a maior concentração de água do planeta. "Do planejamento do uso desses recursos hídricos depende não apenas o crescimento da nossa economia, mas a própria sobrevivência das próximas gerações", afirmou.
Os recursos hídricos subterrâneos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra. Aqüífero Guarani é a denominação dada à reserva de água existente em parte do subsolo da região do Mercosul. O Aqüífero Guarani percorre uma área total de 1.200.000 quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, a área do Aqüífero Guarani é de 840.000 quilômetros quadrados e no Paraná, de 131.300 quilômetros quadrados.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lúcia Nórcio

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.