Panorama
 
 
 

CRIAÇÃO DE RESERVAS EM SANTA CATARINA SERÁ MAIS DISCUTIDO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

06/05/2005 A implementação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Araucárias, com 419 mil hectares, em Santa Catarina, será mais debatida com o governo, setores produtivos e população daquele estado. A medida foi acertada hoje durante reunião entre o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique. O encontro aconteceu na capital Florianópolis. Também participaram parlamentares, prefeitos, produtores, empresários e ambientalistas.
A criação da APA faz parte da proposta do governo federal para ampliar a proteção às araucárias em Santa Catarina e no Paraná. Ao todo, Ministério do Meio Ambiente e Ibama, em parceria com estados, municípios, prefeituras e sociedade, propõem a implementação de oito áreas protegidas, sete de proteção integral

NPMA/SB/MMA

(122,8 mil hectares) e uma de uso sustentável, a área de proteção ambiental. Em Santa Catarina, também serão criadas a Estação Ecológica da Mata Preta e o Parque Nacional das Araucárias. O assunto foi debatido em consultas públicas realizadas entre os dias 18 e 27 de abril, nos dois estados.

De acordo com Capobianco, produtores, empresários e população catarinense ainda têm muitas dúvidas sobre a criação da Apa das Araucárias. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente concordou em aprofundar os debates sobre a futura unidade de conservação. "As atividades produtivas que hoje ocorrem na área da APA não sofrerão qualquer interferência, desde que estejam sendo realizadas de acordo com a legislação", explicou.
Durante o encontro, também ficou definido que as prefeituras de Ponte Serrada, Passos Maia e Abelardo Luz, em Santa Catarina, poderão enviar ofícios ao Ministério do Meio Ambiente solicitando novas consultas públicas. Naqueles municípios serão criados a Estação Ecológica da Mata Preta e o Parque Nacional das Araucárias. Para tanto, as administrações municipais deverão se comprometer em apoiar os debates, proporcionando ampla participação de todos os setores interessados na criação das novas reservas. "O governador Luiz Henrique deixou clara a necessidade da proteção das araucárias, mas entende que novos debates devem ser realizados", disse Capobianco.
Caso as prefeituras dos três municípios catarinenses não solicitem ao MMA novos debates, a criação da estação ecológica e do parque nacional seguirá normalmente. A proposta, depois de finalizada incluindo as sugestões e críticas recolhidas durante as consultas públicas, será enviada à Presidência da República.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Foto: NPMA/SB/MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.