Panorama
 
 
 

FÍSICO DEFENDE USO DAS FORÇAS ARMADAS NO COMBATE ÀS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Maio de 2005

08/05/2005 - O físico Luiz Pinguelli Rosa, integrante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, defendeu a utilização das Forças Armadas para o combate às queimadas na Amazônia. Em entrevista à Radiobrás, ele disse que atualmente este é o maior problema que o país enfrenta em relação à emissão de gases de efeito estufa.
Pinguelli reconheceu que o governo vem se empenhando para impedir as queimadas, mas lembrou que há muito a ser feito ainda. "É claro que há iniciativas", ressaltou, acrescentando que o governo, através do Ministério do Meio Ambiente, tem demonstrado um "empenho muito grande e reconhecido o problema".
Na entrevista, o físico afirmou que o Inventário das Emissões Brasileiras apresentado na Reunião do Clima ocorrido em dezembro do ano passado, em Buenos Aires (Argentina), colocou a questão em evidência. Para ele, o Brasil está consciente e o governo tem providências, mas "é preciso muito mais". Citou como um bom começo a proposta que será levada à próxima reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que deve ocorrer ainda este mês. No encontro, a idéia é discutir metas de redução do desmatamento e das queimadas na região. Pinguelli considerou "um absurdo" o que está acontecendo na Amazônia. "Nos brasileiros não podemos ficar alheios a isso", lamentou, sugerindo que é neste contexto que se aplicaria a ação das Forças Armadas.
Luiz Pinguelli Rosa participou, na última sexta-feira (6), do seminário Protocolo de Kioto e Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo governo estadual.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristina Índio do Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.