Panorama
 
 
 

GREENPEACE DENUNCIA ESCÂNDALOS ENVOLVENDO A COMERCIALIZAÇÃO DE TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2005

03/05/2005 Durante a reunião do secretariado desta terça-feira (03), o engenheiro agrônomo do Greenpeace, Ventura Barbeiro, falou sobre a venda irregular do milho Bt 10 e da comercialização de arroz transgênico na China sem nenhum estudo prévio. “Mal chegamos na metade do ano e dois grandes escândalos já comprometem a segurança alimentar no mundo”, ressaltou Ventura.
Por quatro anos a empresa suíça Syngenta comercializou nos Estados Unidos e no Canadá uma variedade de milho transgênico sem a liberação das autoridades competentes. Trata-se do milho Bt 10 que foi comercializado acidentalmente como sendo da variedade Bt11, essa sim aprovada. “As autoridades de um país que é usado como referência em biotecnologia não conseguiram garantir segurança para o meio ambiente e para o consumidor”, lamentou o engenheiro agrônomo.
Segundo ele, a variedade do milho que foi irregularmente comercializado possui genes de resistência a antibióticos, que podem ser transferidos para microorganismos e se espalharem pelo meio ambiente. Dessa forma, os microorganismos que naturalmente estão presentes no intestino e no meio ambiente podem incorporar o gene de resistência e gerar uma doença de difícil controle.
Ventura ressalta que, além de cometer o erro, a empresa abafou o caso e não alertou os consumidores do risco do consumo do milho Bt 10. O caso fez com que os países da União Européia interrompessem a importação de milho dos Estados Unidos e do Canadá porque não há ainda testes para certificar a qualidade do milho vendido.
China – O outro caso que Ventura citou aconteceu na província chinesa de Hubei. Segundo o engenheiro agrônomo, o governo distribui sementes de arroz transgênico para produtores fazerem experimentos, mas não os alertou para que não comercializassem as sementes e o arroz colhido. “O Greenpeace chinês recolheu amostras desse arroz, que já estava sendo comercializado em feiras livres, e mandou para um laboratório alemão que certificou a presença de transgenia”, contou Ventura.
Após os testes, o governo chinês confessou que se tratava de um experimento, que fugiu do controle das autoridades, que não esperavam que o arroz fosse comercializado. “Isso contaminou as exportações e o pior: esse arroz chegou na mesa dos consumidores sem nenhuma avaliação prévia e já está causando fortes alergias em pessoas que comeram o produto”, afirmou Ventura.
Compra – Outro dado trazido por Ventura é que a Bunge, multinacional que tem uma unidade de trabalho em Esteio, no Rio Grande do Sul, passará a comprar soja paranaense. A empresa, que só trabalha com soja convencional, ficou sem fornecedores depois da estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul. “Com a quebra da safra gaúcha, a empresa se viu obrigada a comprar a soja do Paraná porque precisa da garantia de trabalhar com produto puro”, finalizou Ventura.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.