Panorama
 
 
 

IBGE: EFEITOS DE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS ATINGEM TODO O PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

13/05/2005 – Os efeitos das queimadas e dos desmatamentos atingem o país inteiro. Essa é uma das conclusões da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo, realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), é o primeiro levantamento ambiental sobre os municípios produzido pelo IBGE.
Os dados da pesquisa foram coletados em 2002 a partir de questionários enviados a prefeituras de todas as unidades da federação. Apesar de ocorrerem com maior freqüência nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a pesquisa revela que há queimadas e desmatamentos em todo o país.
Além disso, nos estados da Amazônia e da Bahia, duas novas áreas de desmatamento foram detectadas pela pesquisa. No caso da Amazônia, prefeituras do Amapá e do norte do Pará informaram a ocorrência de queimadas e desmatamentos interferindo na vida das populações. Esses locais de queimadas ainda não haviam sido detectados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ou pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O cerrado do oeste da Bahia também é outro bioma onde os gestores municipais indicaram a ocorrência de prejuízos à população e à paisagem. No relatório, a expansão agropecuária na região é citada como uma das possíveis razões para o desmatamento.
O relatório também indica que muitos gestores deixaram de informar a ocorrência de degradação ambiental em locais onde é sabido que o problema existe, como ao longo da BR 163 (Cuiabá – Santarém), no norte do Mato Grosso e no oeste do Tocantins.
"É possível que as queimadas e desmatamentos não informados estejam sendo tolerados pelos gestores municipais por serem vistos como um 'mal necessário' ao desenvolvimento local", diz o relatório.
Dos 1.009 municípios que apontaram desmatamentos, 68% também relataram a ocorrência de queimadas. Cerca de um terço dos municípios noticiaram ações para combater as queimadas e os desmatamentos.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Irene Lôbo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.