Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO SOBRE MODELAGEM HIDRODINÂMICA DISCUTE “CENÁRIOS” POSSÍVEIS NO ALTO E MÉDIO TIETÊ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2005

11/05/2005 O 2º Seminário sobre a Modelagem Hidrodinâmica de Qualidade de Água no Alto e Médio Tietê, iniciado na segunda-feira (9/5) na sede da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, teve hoje (11/5) a apresentação e debate, entre diversos especialistas de gestão das águas do Estado e do Exterior, em torno de

José Jorge
“cenários” construídos para demonstrar a aplicação dos modelos matemáticos que deverão dar suporte à tomada de decisão na gestão dos recursos hídricos da Região Metropolitana de São Paulo e da região do Médio Tietê.
O seminário, que se encerra na próxima sexta-feira (13/5), faz parte do Projeto BID – Modelagem Matemática, iniciado em outubro de 1993, com recursos de US$ 1000 mil, provenientes do JSF – Japanese Special Fund.
Este segundo e último seminário, cujo objetivo é a apresentação dos relatórios finais do projeto, conta com a participação de representantes técnicos de diversas instituições do Governo do Estado, como Secretaria do Meio Ambiente, CETESB, SABESP, EMAE e DAEE, e também da Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê – AES Tietê, além de especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e do consórcio internacional de consultoria NJS/KK/Cobrape.

Os cenários mostrados hoje também propiciaram simulações para a produção de imagens tridimensionais, que servem, entre outros objetivos, para facilitar o entendimento das diversas situações enfocadas, aos mais diversos usuários.
Entre os cenários possíveis apresentados e debatidos se destacam os que contemplam os efeitos do tratamento previsto para as águas do Rio Pinheiros, por meio do sistema de flotação, na dinâmica da qualidade da água da Represa Billings, a influência da qualidade das águas do corpo central nas águas dos braços do reservatório para diferentes operações e as conseqüências do controle de cheias na altura de Pirapora do Bom Jesus.
Conforme lembrou o engenheiro José Antonio Oliveira de Jesus, da Cobrape, o braço brasileiro no consórcio internacional de consultoria, os trabalhos do grupo que está gerenciando o projeto foram, ainda, subsidiados com informações levantadas em uma campanha de campo intensiva, realizada em setembro de 2004 na Represa
José Jorge
Billings, e também apresentados hoje, com dados de monitoramento contínuo, abrangendo os períodos diurno e noturno, e avaliação de parâmetros físicos, químicos e biológicos.
O técnico avaliou que os resultados das simulações obtidas com os modelos matemáticos permitiram verificar a eficácia do sistema de modelagem hidrodinâmica, no que se refere, por exemplo, a itens essenciais como temperatura da água e níveis de saturação de oxigênio dissolvido. Isto possibilita antecipar ou atestar, como conseqüência do aumento de temperatura, o aumento de algas que pode interferir na qualidade das águas. A temperatura também tem influência sobre os níveis de saturação de oxigênio dissolvido, produzindo efeitos sobre a manutenção de comunidades aquáticas.

Fonte: CETESB – agência ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.