Panorama
 
 
 

CONAMA VOTA PROPOSTA SOBRE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E LUBRIFICANTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

16/05/2005 O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) reúne-se nos próximos dias 18 e 19, em Campos do Jordão (SP), para discutir e votar as propostas de resoluções sobre recolhimento e destinação de óleos lubrificantes e sobre a intervenção e supressão de vegetação em Áreas de Proteção Permanente (APPs).
Além da plenária, a secretaria do Conama realizará um encontro com secretários de meio ambiente de estados e municípios para esclarecer a resolução 357/2005, aprovada em fevereiro, substituindo a resolução 020. O texto define uma nova classificação para os índices de qualidade da água e as condições e padrões para o lançamento de efluentes.

Napma/MMA

A 44ª Reunião Extraordinária do Conama abre as atividades da Semana da Mata Atlântica, que será comemorada entre os dias 18 e 22 (veja programação abaixo), tendo como tema a Araucária, o pinheiro brasileiro. Esta é a segunda vez que o conselho participa de um evento para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação desse bioma.

A Mata Atlântica é tema de 29 resoluções do Conama que definem vegetação e orientam procedimentos de licenciamentos para as atividades florestais. Durante a reunião, será feita, também, uma apresentação e uma avaliação dessas resoluções.


Óleo

A proposta de revisão da Resolução 09/93 torna obrigatório o recolhimento, a coleta e a destinação final dos óleos lubrificantes usados por meio do processo de rerrefino ou outra tecnologia mais eficiente, que possibilite a reutilização do óleo como lubrificante.
O novo texto permite, ainda, outros tipos de reciclagem, como, por exemplo, transformar o óleo em graxa. Mas para isso é preciso comprovar a impossibilidade técnica de fazer o rerrefino e ter licença ambiental do órgão competente (artigo 3º). A proposta também determina, no artigo 4º, que "os óleos lubrificantes usados no Brasil devem observar, obrigatoriamente, o princípio da reciclabilidade".
De acordo com a proposta, os responsáveis pelo recolhimento e armazenamento do óleo usado são o produtor, o importador, o revendedor e o gerador do produto (Artigo 5º). A responsabilidade da coleta (transporte) e da destinação final (a reciclagem por meio do rerrefino) é do produtor e do importador do lubrificante acabado (Artigo 6º). A fiscalização do cumprimento da resolução é de responsabilidade do Ibama, dos órgãos ambientais estaduais e municipais e do órgão regulador da indústria de petróleo (Agência Nacional de Petróleo).

APPs

A proposta de resolução possibilita a supressão de vegetação e outras ações em área de preservação permanente (APPs), como topos de morros, margens de rios e entorno de nascente.
O texto define os casos excepcionais de utilidade pública e de interesse social que possibilitam essas intervenções. Pela proposta, áreas ocupadas por favelas e loteamentos, comprovadamente de baixa renda, são consideradas de interesse social, ficando assim liberadas para obras de saneamento e de infra-estrutura.
A proposta considera a exploração mineral e a pesquisa arqueológica como utilidade pública, permitindo, assim, essas atividades em APPs. No caso da mineração, além de exigir licenciamento, será preciso comprovar a necessidade da exploração e a falta de outra alternativa. O texto classifica, ainda, como utilidade pública, a implantação de áreas verdes (parques e praças) em APPs urbanas, e autoriza intervenções em propriedades privadas localizadas nessas áreas para abertura de pequenas vias de acesso, construção de pontes, captação de água para abastecimento doméstico e tratamento de lavouras e animais e implantação de trilhas para o desenvolvimento de ecoturismo entre outras ações.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal e de acordo com o decreto 1000/93. Em 1999, o governo criou o Dia da Mata Atlântica, comemorado no dia 27 de maio. O bioma, considerado um dos mais ricos em biodiversidade do mundo, abrange 17 estados brasileiros, mas hoje os remanescentes estão reduzidos a 7,84% de sua cobertura original. A floresta com araucária, conhecida como pinheiro brasileiro, é uma vegetação típica do bioma e já chegou a ocupar uma área de 200 mil quilômetros quadrados, localizada principalmente nos estados do sul do País. Atualmente restam menos de 3% da área original.
Diante da situação, o Ministério do Meio Ambiente, escolheu a Aráucaria, o pinheiro brasileiro, como tema da Semana da Mata Atlântica, que será comemorado este ano em Campos do Jordão. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de proteger o que resta das florestas com araucárias para afastar o risco de extinção da espécie. Além da reunião do Conama, que inclui na pauta o anúncio de iniciativas que visam a proteção da araucária, entre os dias 18 e 22 próximos, estão previstas reuniões e seminários para discutir e propor ações sobre o tema.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: Napma/MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.