Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA PROPOSTA DE DECRETO QUE DISCIPLINA “RESERVA FLORESTAL LEGAL”

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2005

19/05/2005 Os membros do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovaram, nesta quarta-feira (18/5), proposta de decreto para disciplinar no âmbito do Estado de São Paulo a manutenção, recomposição e compensação da “reserva legal” de 20% dos imóveis rurais, com vegetação nativa, prevista no Código Florestal. A área a ser preservada deve ser mantida, recomposta ou compensada pelos proprietários, para “assegurar a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.

José Jorge
Conforme o secretário estadual do Meio Ambiente e presidente do CONSEMA, professor José Goldemberg, que vai encaminhar a proposta ao governador Geraldo Alckmin, o decreto “estabelece os procedimentos a serem observados para que a reserva legal passe a ser uma medida efetiva, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população”.

A proposta foi apresentada pelo engenheiro agrônomo Antonio Luiz Lima de Queiroz, assessor da Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e de Proteção de Recursos Naturais - CPRN, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que destacou a necessidade do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais - DEPRN emitir umTermo de Preservação da Reserva Legal, para o proprietário proceder à averbação da reserva legal na matrícula do imóvel, junto ao cartório de registro competente.

O decreto prevê, também, a recomposição da reserva legal nas áreas desprovidas de floresta ou vegetação nativa, mediante a apresentação de projeto técnico, que pode realizar o plantio temporário de espécies exóticas, prevendo a recomposição gradativa de 1/10 da área total de reserva com espécies nativas, a cada período de três anos.

Pela proposta, a área da reserva legal poderá ser compensada com outra área equivalente em importância ecológica e extensão, mesmo não contígua à propriedade, mas que pertença ao mesmo ecossistema e esteja localizada na mesma microbacia.
José Jorge
Nos casos em que haja uma verdadeira impossibilidade de compensação da reserva dentro da mesma microbacia hidrográfica, o órgão ambiental aplicará o critério de maior proximidade possível, desde que na mesma bacia hidrográfica, no mesmo Estado, e atendido o respectivo plano de bacia hidrográfica, tal como está previsto no Código Florestal.
Há outras alternativas como o arrendamento de área sob o regime de servidão florestal ou reserva legal e a aquisição de Cotas de Reserva Florestal - CRF, de Reserva Particular do Patrimônio Natural ou de reserva legal instituída voluntariamente sobre a vegetação que exceder os percentuais legalmente estabelecidos.
Finalmente, a proposta prevê a instituição do Cadastro Estadual de Reserva Legal que constituirá uma base de dados necessária para as ações de fiscalização e de licenciamento ambiental, prevendo-se o uso de meios eletrônicos.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.