Panorama
 
 
 

ENCONTRO BUSCA A UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS NO LICENCIAMENTO DE POSTOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2005

16/05/2005 A ABEMA – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, com o apoio da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e da FEAM – Fundação Estadual de Meio Ambiente, de Minas Gerais, abriu nesta segunda-feira (16/5), no Hotel Meliá Confort, em Guarulhos, o 1º Seminário Técnico de Integração dos Órgãos Ambientais – CONAMA 273, para discutir o cumprimento da resolução que trata da questão do licenciamento de postos e sistemas retalhistas de combustíveis.
O evento, que se encerra nesta terça-feira (17/5), conta com a participação dos membros da Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo, da CETESB, e tem a finalidade de promover a troca permanente de informações entre os órgãos ambientais estaduais, para uniformizar a abordagem das questões ambientais no país. Trata-se do primeiro seminário para promover o intercâmbio de informações na área de comércio de derivados de petróleo.

Pedro Calado
Nesta primeira versão, que conta com a participação de técnicos de todos os Estados brasileiros, foram discutidos, entre outros, aspectos que envolvem a Resolução 273 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA para orientar o licenciamento ambiental dos postos de serviço.
Na abertura do encontro, Rubens Lara, presidente da CETESB e secretário-geral da ABEMA, saudou os participantes enfatizando que a presença de técnicos de todos os Estados é um indicativo de que a iniciativa trará bons resultados para o meio ambiente. “Este seminário tem a finalidade de avaliar o cumprimento da Resolução CONAMA 273, no que se refere aos resultados obtidos até o momento em relação às exigências técnicas, aos passivos ambientais e licenciamento, bem como promover

a integração dos diversos órgãos técnicos responsáveis pelas aplicações mencionadas”, explicou.
Em seguida, Eduardo Luiz de Almeida Bacelar, da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM, enfatizou a importância do evento para que a aplicação da Resolução 273 ocorra de forma homogênea em todo o país. “Isso foi possível com a criação de um grupo de trabalho voluntário integrando todas as partes interessadas como os órgãos públicos e o setor produtivo”, ressaltou.
Segundo Eduardo, está previsto para 2006 a realização de um segundo encontro, em Minas Gerais, quando serão realizadas revisões do processo de licenciamento para aprimorar a aplicação da norma. E concluiu: “A participação de representantes dos órgãos estaduais e municipais certamente vai contribuir para o aperfeiçoamento do corpo técnico das instituições, com resultados positivos no processo de licenciamento dos estabelecimentos da área de comércio de combustíveis.”
Para Victor Zular Zveibil, secretário de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos – SQA, do Ministério do Meio Ambiente, “este evento tenta avançar na melhoria das condições efetivas de aplicação da Resolução 273, ou seja, aproximar intenção e gesto na medida em que conseguimos avançar na aplicação da resolução”. Para tanto, acrescentou que “é preciso maximizar parcerias com a ABNT –Associação Brasileira de Normas Técnicas, INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, OEMAS – Organizações Estaduais do Meio Ambiente, sem esquecer a ABEMA – Associação Brasileira de Entidades Estadual de Meio Ambiente e os órgãos municipais envolvidos procurando exercitar a prática da troca de informações como ação efetiva e duradoura”, disse.
Segundo Reinaldo Vasconcelos, gerente de projeto da Secretaria de Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, o evento constitui “uma grande oportunidade para trocar experiências entre os órgãos estaduais envolvidos nivelando conceitos e critérios na atividade de licenciamento”.
Em sua apresentação, em que fêz um breve histórico da Resolução CONAMA 273, Reinaldo mencionou a importância da certificação e das auditorias dos equipamentos e sistemas dos postos de combustíveis, para garantir a segurança no controle dos vazamentos, como no caso dos tanques subterrâneos de casco duplo.
De acordo com Ricardo Shamá, presidente da Câmara Ambiental de Comércio e Derivados de Petróleo, o encontro promove a integração dos setores produtivos com os órgãos públicos, criando a oportunidade para a busca de um consenso quanto a procedimentos técnicos. “Este evento deverá ser considerado um divisor de águas na medida em que propõe reunir todos os representantes dos órgãos ambientais, para discutir a aplicabilidade da Resolução CONAMA 273 e promover, nessa primeira instância, um ampla discussão de uma norma legal.
Shamá acredita que no decorrer das discussões surgirão novas propostas para aperfeiçoar a aplicação da resolução. “Com isso ganham todos os setores envolvidos: o poder público como órgão fiscalizador, o setor produtivo como responsável pelas atividades dos postos de abastecimento e a sociedade como a maior beneficiada”, finalizou.

Fonte: Cetesb – Órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.