Panorama
 
 
 

FALTA DE INFORMAÇÃO PREJUDICA CRIAÇÃO DE PARQUE DE PRESERVAÇÃO DA ARAUCÁRIA NOS CAMPOS GERAIS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2005

16/05/2005 O governador Roberto Requião enfatizou durante a reunião da Operação Mãos Limpas desta segunda-feira (16) a importância da criação do Parque Nacional de Preservação da Araucária na região dos Campos Gerais. “O parque representa um ganho ambiental absoluto para o Paraná, além de trazer desenvolvimento econômico para a região, com o turismo ecológico”, afirmou o governador, destacando ainda os benefícios, a médio e longo prazo, para a agricultura, com a recuperação de áreas degradadas. Para Requião, “o Paraná não pode perder esse investimento do governo federal, esperado há mais de 20 anos, por falta de esclarecimento e informação”.
A agricultura só vai ganhar com o programa de proteção ambiental que estamos implementando, disse o governador. A quebra de mais de 18% da atual safra de grãos, devido à estiagem, é um alerta para que os agricultores entendam que o desequilíbrio ambiental trará, num futuro muito próximo, perdas para o setor. Para Requião, a criação do parque nacional vem se somar aos esforços que o Governo do Estado vem fazendo para recuperar e preservar o meio ambiente. “A falta de informação está distorcendo e criando uma imagem errada desse benefício que o governo federal está trazendo para o Estado”, afirmou. Requião solicitou ao presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Rasca Rodrigues, que esclareça a população da região, especialmente os agricultores, para a importância da implantação da unidade de conservação.
Segundo Rasca, a falta de tempo para esses esclarecimentos, com a realização de consultas públicas, seguida pela audiência pública, foram prejudiciais. “A impressão que ficou foi de que a criação do parque não iria trazer benefícios para a região”, explicou. Segundo o presidente do IAP, a criação do parque é estratégica, pois a grande preocupação é com a preservação das cabeceiras da nascente do Rio Tibagi e a Bacia de Alagados. “Precisamos garantir a qualidade da água que futuramente vai abastecer a região. Também os benefícios econômicos são enormes, pois a região irá ampliar seu turismo local”, afirmou.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.