Panorama
 
 
 

GOVERNO VAI INTERMEDIAR DISCUSSÃO SOBRE AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2005

16/05/2005 O Governo do Estado vai intermediar um encontro entre representantes do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente, com produtores rurais de Ponta Grossa e de outros municípios dos Campos Gerais. A idéia é aprofundar os detalhes do projeto que pretende criar uma área de preservação ambiental na região. A medida foi anunciada pelo governador Roberto Requião nesta segunda-feira (16) após o encontro em Curitiba com representantes dos agricultores.
Na reunião, o governador voltou a afirmar que a criação de áreas de produção ambiental vai valorizar as terras na região e garantir a qualidade do meio ambiente paranaense. Mas defendeu a necessidade de que os detalhes do projeto do governo federal sejam amplamente discutidos com os produtores.
O encontro deve ser agendado nos próximos dias e ocorrerá antes do próximo dia 27, quando o governo federal deve enviar ao congresso a Medida Provisória que regulamentará a criação das áreas em todo país.
“A criação de um parque nacional no Paraná é uma preciosidade que não podemos abrir mão porque, aliado ao Parque de Vila Velha, ele vai valorizar as terras e criar centenas de empregos com o turismo”, disse o governador. “Mas é preciso que todos os detalhes sejam discutidos e esclarecidos, porque isso é um direito dos produtores que serão envolvidos. Apesar de excelente, a idéia foi muito mal discutida e explicada”, afirmou Requião.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Cheida, prevaleceu o bom senso. “Vamos discutir para que o parque seja um benefício para a região de Ponta Grossa e não cause prejuízos aos produtores”, disse.
Os agricultores comemoram a decisão e afirmaram que têm dúvidas de quantos agricultores serão afetados pela criação da área e quais atividades eles poderão desenvolver na Região. “Foi um gesto positivo do governador porque nos dará a oportunidade de reabrir as discussões e analisar mais profundamente o projeto”, disse o produtor Josué Guimarães, de Palmas.
O coordenador do Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa, Douglas Taques Fonseca, afirmou que o encontro possibilitará que as reivindicações dos produtores também sejam ouvidas pelos representantes do governo federal. “O apoio do governador possibilitará uma ampla discussão e a criação de uma área que seja importante para todos e não signifique prejuízos aos agricultores e trabalhadores”, disse.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.