Panorama
 
 
 

PRODUTORES GARANTEM APOIO A PROGRAMAS DE REFLORESTAMENTO

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Maio de 2005

25/05/2005 – Os produtores rurais estão convencidos da necessidade e dos benefícios de promover o reflorestamento, especialmente em áreas degradadas pela pecuária, e antecipam-se garantindo apoio e oferecendo parceria ao governo na execução de projetos nesse sentido. Hoje pela manhã, o presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Léo Brito, reuniu-se com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, para tratar do assunto.
Brito foi enfático ao referendar o apoio da entidade à política ambiental desenvolvida pela Sema. “Produtor rural que não defende a natureza não é produtor; é extrativista. Tudo que fazemos hoje terá conseqüências futuras, boas ou más. Temos que nos preocupar com o Estado que estamos legando a nossos filhos e netos, daqui a 15 anos”, ressaltou.
O secretário José Elias Moreira agradeceu o apoio e disse que não esperava reação diferente do presidente da Famasul e seus associados, considerando a intensiva atuação social da entidade em defesa dos interesses do Estado e dos produtores rurais. “A linguagem que a Sema fala é perfeitamente entendida no campo. Os produtores rurais são os maiores beneficiados ao promover o reflorestamento, ao preservar as matas ciliares e as reservas legais, pois sabem que estão garantindo os recursos naturais e o equilíbrio do meio ambiente.”
O secretário aceitou convite para palestrar, no dia 6, a produtores na Famasul, a fim de apresentar as alternativas e mecanismos de incentivo que o Estado oferece para quem deseja investir no plantio de florestas. “É perfeitamente possível consorciar o cultivo de eucalipto com soja ou gado, por exemplo. Além disso, o produtor tem que enxergar uma floresta como uma poupança em longo prazo, que além dos benefícios trazidos ao meio ambiente pode gerar lucros com o manejo controlado”, explicou.
Segundo dados da Famasul, o Estado possui oito milhões de hectares degradadas, especialmente pela pecuária. Além do eucalipto, outra opção econômica para recuperar essas áreas é o cultivo de florestas de pinus e seringueiras, que também permitem o consorciamento, argumentou o assessor de Planejamento da Sema, Aldayr Heberle.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.