Panorama
 
 
 

ATENDIMENTO DE SAÚDE A INDÍGENAS DEVE MELHORAR COM CADASTRAMENTO NO SUS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Junho de 2005

03/06/2005 – Mais de 430 mil índios que vivem em aldeias e em comunidades de todo o país foram cadastrados no Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). O objetivo da medida é facilitar o acesso dos indígenas à rede hospitalar de média e alta complexidade e facilitar o controle dos recursos destinados pelo Ministério da Saúde aos hospitais conveniados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Cerca de quatro mil agentes indígenas de saúde formados pela Funasa e pelo Ministério da Saúde realizaram o cadastramento, que foi efetivado em maio. Com ele, os indígenas receberam um número de identificação equivalente ao cartão do SUS. "Muitos índios não recebiam certos atendimentos por não terem documentos de identificação como CPF e RG", explicou o diretor de Saúde Indígena da Funasa, Alexandre Padilha.
O cadastramento também facilitará o controle e a avaliação dos recursos repassados aos hospitais conveniados com a Funasa. "No ano passado, o Ministério da Saúde enviou R$ 17 milhões para hospitais em todo o Brasil. Através desse cartão, poderemos controlar qualquer uso inadequado desse incentivo", disse Padilha. A Fundação conta com uma rede de mais de 340 hospitais referenciados ao atendimento de indígenas.
A medida faz parte do plano integrado de ações do ministério para as comunidades de índios, que foi lançado em abril deste ano. O plano visa a inclusão social e redução dos índices de mortalidade materno-infantil da população indígena.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Karina Cardoso

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.