Panorama
 
 
 

CONCERTO AO AR LIVRE REUNIRÁ 70 MÚSICOS NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE DEZ ANOS DO PARQUE INTERVALES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2005

01/06/2005 - Um grande concerto ao ar livre reunindo 70 instrumentistas da Orquestra de Sopros Brasileira, de Tatuí, será a principal atração da festa promovida pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para comemorar o décimo aniversário do Parque Estadual Intervales (PEI), programada para o dia 5 de junho, às 10 horas, na sede do parque, em Ribeirão Grande, região sudoeste do Estado.
O concerto faz parte da 15ª edição do “Acorde para o Meio Ambiente”, projeto idealizado pela Pró-Cultura Marketing Cultural e realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que também comemorará nessa data o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Regida pelo maestro Dario Sotelo, a Orquestra de Sopros Brasileira pertence ao Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Na abertura, subirão ao palco grupos folclóricos regionais que apresentarão o “Fandango de Tamancos” e a “Dança das Palminhas”.
Completam a programação, uma mostra da artista plástica Ângela Leite sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, uma exposição de produtos do desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno e uma mostra fotográfica sobre os dez anos do PEI organizada com o apoio do Museu Geológico Valdemar Lefèvre, do Instituto Geológico. O público poderá saborear delícias da culinária local, como o “rojão” e o “encapotado de frango”. Na véspera será realizado um baile animado pelo violonista Levi Ramiro.
Além de todas essas atrações, ainda haverá o exuberante espetáculo da natureza preservada no Parque Estadual Intervales. Essa unidade de conservação abriga um dos maiores e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica do País, que se estende por 41,7 mil hectares, abrangendo parcialmente cinco municípios: Ribeirão Grande, Guapiara, Iporanga, Eldorado e Sete Barras.
A área, que é um dos últimos refúgios para inúmeras espécies ameaçadas de extinção, foi adquirida pela Fundação Florestal em 1987, tendo sido transformada em parque no dia 5 de junho de 1995.

Mais informações sobre a festa de dez anos podem ser obtidas pelos telefones (15) 35421245/35421511 ou (11) 699100063/699100014. A entrada no parque será gratuita nos dias 4 e 5 de junho.

Caminho dos lagos
Durante o evento, serão assinados termos de cooperação técnica entre a Fundação Florestal e as prefeituras dos municípios de Guapiara e Ribeirão Grande. O objetivo é realizar a recuperação ambiental e paisagística das estradas vicinais que ligam os núcleos urbanos dessas localidades à sede do parque.
Segundo a diretora-executiva da Fundação Florestal, Antonia Pereira de Avila Vio, a melhoria das estradas e da paisagem servirá para atrair mais turistas, abrindo novas oportunidades de geração de renda na região, que tem um enorme potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. “Além de proporcionar a recuperação da beleza cênica, essas parcerias também trarão benefícios ambientais, com a ampliação da área verde e o melhor controle da erosão, evitando o assoreamento dos canais de drenagem naturais”, explicou Antonia.

O dia do aniversário será marcado ainda pela reabertura da trilha Caminho dos Lagos, que passou por uma reformulação no traçado e na sinalização para poder receber crianças e pessoas da terceira idade, ampliando as alternativas de recreação no parque. Trata-se de uma trilha de dois quilômetros, realizada sem dificuldade, na qual o visitante pode contemplar um belo lago e atravessar trechos bem conservados de Mata Atlântica, além de conhecer atrativos naturais como o Morro do Cruzeiro. Em comemoração à data, também serão plantadas árvores nativas da flora regional.

Parque Estadual Intervales

Fauna, flora, cavernas e cachoeiras
A flora rica e diversificada da Mata Atlântica protegida nos 41.704 hectares do Parque Estadual Intervales constitui um dos últimos refúgios para a sobrevivência de animais silvestres ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o mono-carvoeiro - maior primata das Américas - e mais de 330 espécies de aves, que atraem observadores de várias partes do mundo. A recente inclusão de Intervales no roteiro internacional de observação de pássaros tem contribuído para a presença de ingleses, suecos, escoceses, alemães, entre outros.
A exuberante cobertura florestal protege as cabeceiras do Rio Paranapanema e centenas de nascentes que alimentam a bacia hidrográfica do Rio Ribeira. Por localizar-se entre os Vales do Ribeira e do Paranapanema, o parque recebeu o nome de Intervales. Além de rios de águas cristalinas, também há montanhas, lagos, cavernas e cachoeiras, que formam cenários de rara beleza natural.

Ecoturismo

Um dos pioneiros na implantação da visitação ordenada e controlada no Estado de São Paulo, o parque consolidou-se como referência na área de ecoturismo, importante alternativa de geração de renda que aproveita os atributos cênicos e paisagísticos dos ambientes naturais preservados.

Intervales tem opções de passeios para satisfazer todos os gostos. Os visitantes podem simplesmente fazer um piquenique e uma pequena caminhada na beira de um lago ou se aventurar por cavernas e cachoeiras, escolhendo entre mais de vinte trilhas monitoradas em meio à exuberante Mata Atlântica.
Os monitores que acompanham os freqüentadores constituem uma atração à parte. Eles são da própria região e possuem um grande conhecimento prático sobre a fauna e a flora locais. Alguns são procurados com grande antecedência por pesquisadores e observadores de aves de outros países devido à grande facilidade para encontrar e identificar espécimes raros da fauna.

Hospedarias

Para atender os cerca de 10 mil visitantes anuais, Intervales possui quatro hospedarias com capacidade para

acomodar até cem pessoas em apartamentos de três a seis leitos. Os hóspedes dispõem de uma piscina, campos esportivos, salões para eventos e um restaurante que serve refeições caseiras com sabor regional. As reservas devem ser feitas com antecedência pelos telefones (15) 35421245 e 35421511. Não há mais vagas para pernoite nos dias 4 e 5 de junho.

Como chegar

Partindo de São Paulo, o melhor roteiro para chegar ao parque tem início na rodovia Castelo Branco - SP 280, que deve ser percorrida até o km 129. Nesse ponto, entrar no acesso para Tatuí, seguindo pela SP 127 até Capão Bonito e, depois, pela SP 181 até Ribeirão Grande. A partir daí, percorrem-se 25 km por estrada de terra bem conservada até a entrada do parque (v.mapa anexo).

SEMA-SP

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Mapa: SEMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.