Panorama
 
 
 

SEMA REGISTRA PARTE DE SUA HISTÓRIA COM GALERIA DE EX-SECRETÁRIO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Junho de 2005

(01/06/2005) A Sema registra, a partir desta segunda-feira (30), parte de sua história com a galeria de fotos dos seus ex-secretários. A inauguração aconteceu no auditório da Sema, onde estão as fotos de Claudio Langone, José Alberto Wenzel e Adilson Troca. Os três compareceram à solenidade. O evento fez parte das comemorações da Semana Estadual do Meio Ambiente, que iniciou dia 27 e segue até 05 de junho.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, disse que a homenagem a seus antecessores deverá ser a sua obra mais importante, pois “é a obra do reconhecimento, da gratidão, a obra de fazer justiça aos que merecem o galardão da história.” Sparta também destacou que aquilo que os torna merecedores da homenagem “é o talento, a visão privilegiada do futuro, a dedicação à causa pública, os valores da decência e da ética, o rigoroso sentido da vida em comunidade, na busca permanente pela causa do bem comum.”
A Sema foi criada em 29 de julho de 1999. Claudio Langone, atualmente secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, foi o primeiro titular da Sema, permanecendo no cargo de agosto de 1999 a dezembro de 2002. Ele afirmou que a proposta de criação da Sema, pelo governo anterior, permitiu um avanço nas questões ambientais do RS. “Esta homenagem da galeria, na verdade, é para todos os construtores da política ambiental do Estado, desde os tempos do Departamento de Meio Ambiente (da secretaria estadual da Saúde, antes da criação da Sema)”, frisou Langone. Ele lembrou que no seu período foram realizados concursos públicos para a Fepam e Fundação Zoobotânica, vinculadas à Sema, e pediu o empenho do governador Germano Rigotto e do secretário Sparta para a realização de concurso para a Sema, cuja autorização já foi dada pela Assembléia. “O concurso fortalecerá a estrutura administrativa da secretaria que foi composta por um arranjo que não é definitivo. A agenda ambiental é cada vez mais complexa, onde a demanda da sociedade é maior do que a capacidade de atendimento, por isso o concurso é necessário”, disse Langone.
José Alberto Wenzel comandou a Sema de janeiro de 2003 a maio de 2004 e hoje é prefeito de Santa Cruz do Sul. Ele falou que a gestão ambiental se aprende dia-a-dia e salientou que uma boa experiência para quem deseja ser gestor público é passar pelo meio ambiente, pois neste setor se tem uma visão integradora das questões sociais e do desenvolvimento econômico. Wenzel destacou como ação mais importante do seu período o início dos trabalhos para os Planos de Bacia dos rios Tramandaí e Pardo-Pardinho. Ainda relativo à gestão dos recursos hídricos, o ex-secretário fez um apelo para manutenção do Programa Pró-Guaíba. “Lutem para segurar esse programa. Ele não pode ser minimizado, pois é uma marca do Estado”, enfatizou.
O deputado estadual Adilson Troca foi secretário do Meio Ambiente de junho a dezembro de 2004. Troca lembrou que ele foi um dos deputados que, na época, aprovou, na Assembléia, a criação da Sema “sem imaginar que, um dia, ocuparia o cargo de secretário.” Ele afirmou que aceitou o desafio de conduzir a pasta por saber da capacidade dos técnicos dos Departamentos de Florestas e Áreas Protegidas e de Recursos Hídricos, além daqueles das fundações vinculadas. Troca destacou que a sua maior preocupação na Sema foi alavancar o processo de educação ambiental. “O futuro do meio ambiente se dá pela educação ambiental”, salientou o deputado.
A solenidade foi prestigiada pelo secretário-executivo do gabinete do vice-governador, Eduardo Krause, representando o governador em exercício Antônio Hohlfeldt; os presidentes da Fepam e da FZB, respectivamente Claudio Dilda e Carlos Schreiner; o presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), Valtemir Goldmeir; o comandante do Comando de Polícia Ambiental da Brigada Militar, Cel Juarez Fernandes de Souza; a gerente regional do Ibama no RS, Cecília Hypolito; o diretor executivo da Ageflor, José Lauro de Quadros; diretores e funcionários da Sema e representantes de entidades ambientalistas.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.