Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DISCUTEM LISTA DE ESPÉCIES DA FLORA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Junho de 2005

(07/02/05)- Um grupo de especialistas da flora brasileira estará reunido em Belo Horizonte-MG, no hotel Ouro Minas, de hoje (7) até sábado para a revisão e definição da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Também chamadas de listas vermelhas, elas são um importante instrumento de gestão ambiental por possibilitarem o estabelecimento de programas prioritários para proteção da biodiversidade. As informações contidas nestes documentos fornecem subsídios para a formulação de políticas de criação de unidades de conservação, fiscalização e definição sobre a aplicação de recursos técnicos, científicos, humanos e financeiros em estratégias de recuperação da flora ameaçada.
Pesquisadores do Ibama e de várias universidades, museus, jardins botânicos do Brasil e do exterior e outras organizações trabalharam durante 10 meses no levantamento das espécies ameaçadas. Foi realizada uma consulta ampla na qual foram indicadas as espécies que compõem a lista prévia. Esta foi amplamente analisada pelos especialistas e interessados através de um banco de dados on line, desenvolvido pela Fundação Biodiversitas, coordenadora executiva do projeto, com o propósito de facilitar a consulta.
As espécies ameaçadas são classificadas a partir de critérios adotados pela União Mundial para a Natureza (IUCN). São evidenciadas pelo isolamento e/ou declínio populacional e extensão de suas áreas de ocorrência. Concluídos esses dados, as espécies são agrupadas nas seguintes categorias: Dados Deficientes, Quase Ameaçadas, Vulneráveis, Em Perigo, Criticamente em Perigo, Extintas na Natureza e Extintas.
Após concluída, a lista deverá ser aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente que a tornará oficial através de portaria. A lista em vigor da flora brasileira ameaçada de extinção foi oficializada em 1992, pela portaria nº37-N, de 3 de abril.

A flora

Os trabalhos serão inicialmente realizados em seis grupos:

Briófitas – Conhecidas como musgos e hepáticas, essas plantas geralmente vivem nos ramos de outras, mas sem parasitá-las, apresentam tamanhos de alguns milímetros de comprimento e vivem em lugares úmidos. No Brasil existem 3.125 taxons de briófitas documentados.

Pteridófitas – Esse grupo que inclui as samambaias é um importante componente da flora da mata atlântica sendo fundamental para o desenvolvimento e estabelecimento de outros grupos de vegetais e animais. Outros exemplos são as avencas e os samambaiaçus ou xaxins.
Gimnospermas – De ocorrência mais rara, são os pinheiros e abetos aparecem em número reduzido também no Brasil. Nosso exemplo mais comum é o Pinheiro-do-Paraná.

Monocotiledôneas – Ex. orquídeas e bromélias e Dicotiledôneas – pau-brasil, cactos, ipês e muitos outros. São mais conhecidas como plantas com flores vão desde ervas até árvores de grande porte e compõem a maioria esmagadora da flora mundial. O Brasil abriga cerca de 60 mil espécies .

A programação

Na mesa de abertura dos trabalhos hoje ( 7), às 14horas, o Ministério do Meio Ambiente estará representado por Paulo Kageyama, diretor do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade e o Ibama pelo coordenador de Florestas Nacionais, Adalberto Meira. Também vai compor a mesa Luiz Haddad, presidente da Fundação Biodiversitas, coordenadora executiva do evento.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Janete Porto

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.