Panorama
 
 
 

FÓRUM DE PREFEITOS DA MATA ATLÂNTICA ENTREGA MAPAS PARA MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORDESTE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Junho de 2005

06/06/2005 O Projeto de Conservação da Mata Atlântica, da Sema, entregou mapas atualizados, com imagens de satélite, aos 28 municípios da região nordeste do Estado, abrangidos pelo projeto. Também repassou dez computadores ao Comando de Polícia Ambiental da Brigada Militar e uma caminhonete 4X4 ao Parque Estadual de Itapeva, uma das unidades de conservação atendidas pelo projeto. Os mapas, os equipamentos de informática e o veículo somam aproximadamente R$ 120 mil. A entrega foi feita nesse domingo (05), à noite, na abertura do I Fórum de Prefeitos da Mata Atlântica, em Torres. O evento, promovido pela Sema, marcou o encerramento da Semana Estadual do Meio Ambiente. A programação do Fórum se desenrola durante esta segunda-feira (06), no auditório do Campus da Ulbra/Torres.
Na abertura do evento, no Guarita Park Hotel, o secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, disse que as atividades realizadas durante a Semana Estadual do Meio Ambiente mostraram à sociedade que os poderes públicos e entidades não-governamentais estão vigilantes e conscientes de suas responsabilidades para com o meio em que vivemos. “A qualidade de vida que desejamos e que pregamos passa, necessariamente, pelos cuidados e pela proteção que devemos ter com os bens que a natureza nos oferece, de forma tão maravilhosa e preciosa”, destacou Sparta. Referindo-se à Mata Atlântica, que já ocupou quase 40% do território gaúcho e hoje está reduzida a 2,69% do RS, o secretário afirmou que é preciso a soma de esforços para o fortalecimento das comunidades, abrindo canais positivos em favor do desenvolvimento sustentável.
O prefeito de Torres, João Alberto Machado,falou da vocação turística do município, destacando os parques da Guarita, administrado pela prefeitura, e o de Itapeva, que é área protegida de responsabilidade da Sema.
A gerente executiva do Projeto Mata Atlântica Sul, Vera Pitoni, explicou os objetivos e as ações implementadas e em andamento que já vêm fortalecendo as instituições envolvidas – Sema/Defap, Polícia Ambiental e prefeituras, e as comunidades dos 13 mil Km2 inseridos no processo de conservação desse bioma.
“Não seremos intolerantes, mas não podemos ser ingênuos na condução das questões ambientais, pois o ser humano não pode ser dissociado em departamentos”, disse o secretário estadual da Habitação, Alceu Moreira, que representou o governador Germano Rigotto, referindo-se ao cuidado necessário nos processos de desapropriação quando são criadas unidades de conservação.
Durante a solenidade, também ocorreu a instalação do Comando de Polícia Ambiental da Brigada Militar, que passa a ser comandado pelo Cel Juarez Fernandes de Souza. Para os integrantes da polícia ambiental, o novo formato organizacional da corporação, cujo Batalhão foi criado em 1998, representa mais um passo na busca por melhor atendimento à área ambiental.
O evento também contou com homenagens. O secretário Mauro Sparta entregou troféus, simbolizando o gaúcho, ao Comando Ambiental, em reconhecimento ao trabalho conjunto com a Sema, e ao governador Germano Rigotto, representado pelo secretário Alceu Moreira. Por sua vez, o secretário Mauro Sparta foi homenageado pela polícia ambiental com a Comenda Atlântida, comemorativa aos 35 anos da Operação Golfinho.
Além dos prefeitos convidados para o I Fórum, também estavam na abertura do evento, o consultor-chefe do Projeto Mata Atlântica, Ludger Scheele; os presidentes da Fepam, Cláudio Dilda, e da Fundação Zoobotânica, Carlos Schreiner; o diretor da Ulbra/Torres, Eraclides Maggi; o presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Gibraltar Vidal, e o sub-comandante geral da Brigada Militar, Cel Ilson Pinto de Oliveira.
Entre os temas do fórum, com apresentação e discussão durante esta segunda-feira, estão ICMS ecológico- caminhos e mecanismos para a sua obtenção, Gestão fundiária e indenização das terras dentro das unidades de conservação, Licenciamento de atividades na região da Mata Atlântica e Fiscalização ambiental na região da Mata Atlântica.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.