Panorama
 
 
 

CARTILHA RESGATA O USO DA ARARUTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

16/06/2005 A araruta é uma planta originária das regiões tropicais da América do Sul, infelizmente, em via extinção. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, preocupada com a participação da araruta na tradição da culinária brasileira pretende com a publicação da cartilha Como plantar e usar araruta resgatar esse costume.
A indústria alimentícia ao invadir os domínios da cozinha doméstica, substituiu o polvilho de araruta pelo o de mandioca ou pela farinha de trigo ou milho, prejudicando assim o cultivo daquela planta. Porém, houve um tempo, em que as donas de casa preparavam biscoitos, brevidades, mingaus e bolos, de araruta.
Segundo a sabedoria popular, a araruta tem vários usos medicinais, mas é na culinária que o uso desta planta se destaca, recomendada para pessoas com restrições alimentares ao glúten (doença celíaca).

Embrapa
O polvilho da araruta tem uma leveza inigualável. Por isso os biscoitos derretem na boca. A Embrapa Agrobiologia tem feito um trabalho de resgate da araruta em sua Fazendinha Agroecológica, onde as variedades são cultivadas organicamente.

A cartilha aborda as técnicas de plantio, adubação e cultivo da araruta até o preparo caseiro do polvilho e as receitas deliciosas que podem ser feitas. O lançamento da cartilha será dia 16 de junho às 15h30min na Embrapa Agrobiologia localizada na BR 465 (antiga Rio - São Paulo), KM 47, Seropédica - RJ.

Entre os autores estão, Maria Cristina Prata Neves, Dejair Lopes de Almeida, e Eliane Maria Ribeiro da Silva pesquisadores da Unidade, Irmair da Silva Coelho professora do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Maria Cruz Fernandes Santos, uma grande entusiasta e produtora de araruta na cidade de Santo Antônio de Pádua - RJ.

A cartilha tem um custo de R$ 30,00. Mais informações podem ser obtidas na Área de Comunicação e Negócios – ACN da Embrapa Agrobiologia, telefone (21) 2682-1500/R 237/245.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Isis Breves)
Foto: Embrapa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.