Panorama
 
 
 

DEPUTADO EXPLICA USO DE SELO EM CAMINHÕES E DIZ QUE HÁ AUTORIZAÇÕES “ROUBADAS” EM BELÉM

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

14/06/2005 – O deputado federal Zé Geraldo (PT-PA), acusado de servir de intermediário no esquema de compra de autorização para a derrubada de madeira ilegal no Pará, deu entrevista coletiva hoje na Câmara. Nela, ele informou que o selo com o slogan ‘Optante do Plano Safra legal 2004’, no qual a sigla do Partido dos Trabalhadores aparece em destaque, teria sido criado pela Associação de Madeireiros de Anapú em setembro do ano passado para indicar que determinados empresários locais tinham trabalhado de acordo com o plano.
"O adesivo foi uma iniciativa da Associação dos Madeireiros porque houve um racha entre os empresários locais. E aqueles que, decidiram usar o selo, queriam mostrar adesão ao plano e que estavam dentro da legalidade", afirmou. "Nunca participei da articulação de recursos na região nem mesmo no partido. Os recursos doados para alguns candidatos do PT foram feitos dentro da legalidade."
Segundo as denúncias da revista Veja, os adesivos colados nos caminhões funcionariam como um tipo de passaporte que liberava o transporte ilegal de madeira em troca de contribuições aos candidatos do PT. "Nenhum selo foi criado para permitir a retirada de madeira. Só é possível retirar madeira com a autorização (Autorizações para Transporte de Produtos Florestais ) que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) emite, no entanto, há autorizações ilegais que circulam por aí, ainda do governo passado", informou.
De acordo com ele, algumas autorizações foram roubadas em Belém e "estão soltas por aí".
Além dele, a denúncia cita o deputado estadual Airton Faleiro (PT-PA) e três candidatos a prefeito: Paulo Medeiros, candidato à prefeitura de Uruará; Chiquinho do PT, em Anapú, e Lenir Trevisan, atual prefeita de Medicelândia – mulher do deputado José Geraldo. Os três teriam recebido R$ 300 mil em doações de fazendeiros durante a campanha eleitoral do ano passado.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Erica Santana

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.