Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS MOSTRAM COMO USAR JOGOS DE PAPÉIS E DANÇAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2005

15/06/2005 O uso de atividades como jogos de papéis, jogos cooperativos e danças circulares será o foco principal do curso Educação Ambiental: Recursos Didáticos Pedagógicos, que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA vai realizar no próximo dia 23 de junho, das 9 às 17 horas, no auditório Paulinho Nogueira, no Parque Dr. Fernando Costa, na Avenida Francisco Matarazzo, 455, na Zona Oeste da Capital.
O curso tem o objetivo de difundir e estimular o uso de recursos pedagógicos, sob a ótica do construtivismo, em ações de conscientização ambiental entre educadores, ambientalistas e representantes de organizações não-governamentais.
As inscrições, gratuitas, para as 220 vagas oferecidas, poderão ser feitas no local e horário do curso. Mais informações pelo telefone 11-3030.6659 e no site www.ambiente.sp.gov.br.
O evento, que faz parte do Ciclo de Cursos de Educação Ambiental, está sendo organizado pelo Departamento de Educação Ambiental, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental da SMA, com o apoio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e da Tetra Pak.

O programa

09:00 - Sensibilização: o movimento e o meio ambiente - Heraldo Guiaro, engenheiro agrônomo, ator e especialista em treinamentos na área ambiental

09:15 - A educação ambiental em uma visão construtivista - Lino de Macedo, pedagogo, professor titular de Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP

10:45 - Intervalo

11:05 - Jogos de papéis - Maria Eugênia Camargo, bióloga, mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental - PROCAM-USP

11:35 - Debates

12:00 - Almoço

14:00 - Jogos cooperativos - Kátia Maria Alves Barata, licenciada em Educação Física e focalizadora de projetos e cursos em jogos cooperativos e aprendizagem cooperativa da COOPERANDO - Instituto para a Cooperação; e Patrícia Maria Pedote, graduada em Educação Física, diretora da COOPERANDO

15:30 - Intervalo

16:50 - Dança circular, Beatriz Esteves, professora de danças circulares há 18 anos, sócia do Espaço Shiva

17:00 - Encerramento

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.