Panorama
 
 
 

IBAMA E PARCEIROS DISCUTEM AÇÕES DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM GESTÃO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Junho de 2005

(14/06) – No período de 14 a 18/06, uma equipe formada por representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em conjunto com representantes da Guiana Francesa, estarão realizando uma visita técnica ao Estado do Amapá. O evento é uma das ações do Projeto SILMANET, que objetiva a cooperação técnica entre Brasil e Guiana Francesa na área florestal.

A visita tem como objetivo proporcionar o conhecimento e a troca de experiências entre as instituições e organismos no Amapá, no Pará e na Guiana Francesa que atuam na área florestal, com ênfase na gestão florestal, valorização de produtos e subprodutos florestais madeireiros e não-madeireiros e formação profissional, identificando ações de cooperação na área florestal e a constituição de uma rede para troca de experiências e competências entre os dois países.

Na manhã de hoje (14), o grupo conheceu experiências em Manejo Florestal Comunitário apoiadas pela organização não-governamental Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), na região de Gurupá/PA. Em seguida, houve apresentação sobre o estágio atual de implementação da Floresta Nacional do Amapá (FLONA), com destaque para as expedições científicas e a ações para elaboração do Plano de Manejo e constituição do Conselho Consultivo da unidade de conservação, pela equipe de analistas ambientais do Ibama/AP. À tarde serão realizadas visitas as instalações do Herbário e Laboratório de Biotecnologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), na Fazendinha e a sede da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) REVECOM, na Vila Amazonas, em Santana.

Nos dias 15 e 16 de junho, o grupo percorrerá a região sul do Estado, conhecendo as experiências desenvolvidas pelas comunidades da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Resex Cajari), como o processo de extração e beneficiamento de Castanha do Brasil, o projeto de manejo e o beneficiamento do Açaí, que contam com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado de Populações Tradicionais (CNPT) do Ibama. A equipe participa ainda de reuniões com as lideranças comunitárias e visitará o sistema de captação e tratamento de água, resultante da parceria entre Ibama e Funasa.

A última etapa da agenda será desenvolvida na região de Gurupá, no Estado do Pará, junto às comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Ilha do Jaburu, que se encontra em via de criação pelo Governo Federal. Na região, o grupo conhecerá as experiências comunitárias relativas ao manejo, extração e comercialização do óleo de Andiroba, manejo de Açaí e Pau mulato e a fabricação de peças artesanais a partir do aproveitamento de madeira, talos, cipós e frutos da região, desenvolvidas com o apoio da FASE/Gurupá. Na localidade de São João do Jaburu, serão visitadas áreas de Planos de Manejo Florestais Comunitários e realizado um encontro com as lideranças comunitárias para tratar de temas como Plano de Uso, regularização fundiária e manejo florestal comunitário.

O grupo retorna à Macapá no sábado, 18/06, encerrando a semana de visita técnica e institucional ao Amapá. Para as próximas etapas do projeto SILMANET está prevista a realização de visita técnica ao Estado do Pará e a Guiana Francesa. Ao final de cada etapa, serão apresentadas ao Comitê de Condução as competências disponíveis e necessidades dentro dos três temas - gestão florestal, valorização de produtos e subprodutos florestais e formação profissional - indicando as possibilidades de cooperação entre os membros da rede SILMANET.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.