Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEBATE USO DE PARQUES URBANOS E MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2005

14/06/2005 O Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI vai sediar, nos dias 28, 29 e 30 de junho, o “Seminário Internacional - Parques Urbanos e Meio Ambiente, Desafios de Uso”. O evento promovido pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) e Centro de Preservação Cultural, órgãos vinculados à Universidade de São Paulo - USP, faz parte do Programa de Ecodesenvolvimento do PEFI.

Os especialistas, que vão se reunir no auditório do Instituto de Botânica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, localizado na Avenida Miguel Stéfano, 3.687, Água Funda, em São Paulo, irão debater questões como o papel e funcionalidade dos parques urbanos na recuperação ambiental, a poluição e educação ambiental, a biodiversidade e as formas de uso dos parques.

O programa

Dia 28 de junho de 2005
14:00 - 15:00h

Solenidade de abertura
(Mesa de autoridades presentes)
Prof. Dr. Adolpho José Melfi - Reitor da USP
Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu - Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária/USP
Dr. Luiz Mauro Barbosa - Presidente do CONDEPEFI; Diretor Geral do IBt/SMA
Dra. Priscilla Telles Siqueira Ballota de Oliveira - Coordenadora ECOPEFI

MESA I

15:30 - 18:00h
A relação entre natureza e cultura

1. Prof. Dr. Ulpiano Toledo Bezerra de Menezes (Dep. História/FFLCH/USP)
2. Dr. Ronen Mir (Diretor SciTech Hands on Museum/Aurora/Illinois/USA)

Moderadora: Profa Dra. Maria Angela Faggin Pereira Leite (FAUUSP)

Dia 29 de junho de 2005

MESA II

"Papel e funcionalidade dos parques urbanos na recuperação ambiental".

1. Clima
9:00 - 10:30h

1. Prof. Dr. Tarik Resende de Azevedo (Dep. Geografia/FFLCH/USP)
2. Prof. Dr. Tércio Ambrizzi (Dep. Ciências Atmosféricas/IAG/USP)

Moderador: Dr. Carlos Nobre (INPE/MCT)

2. Água
11:00 - 12:30h

1.Dra. Maria Cristina Forti (INPE/MCT)
2.Prof. Dr. Thierry Maytraud (Ingénieur en Chef des Colletictivés Territoriales; École Nationale Supérieure de la Nature et du Paysage de Blois)
“La maîtrise des eaux de pluie: une démarche de projet urbain”
Moderador: Dr. Carlos Eduardo M. Bicudo (IBt/SMA/SP)
MESA III

“Papel e funcionalidade dos parques urbanos na recuperação ambiental"

3. Biodiversidade: Flora
14:30-16:00h

1. Prof. Dr. Waldir Mantovani (IB/USP; Coordenador Campus USP Leste)
2. Dra. Maria Cândida Mamede - IBt/SMA

Moderadora: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt/SMA)

4. Biodiversidade: Fauna
16:30 - 18:00h

1. Profa. Dra. Elizabeth Höfling (Dep. Zoologia/IB/USP)
2. Dr. Flávio Molina (Fundação Parque Zoológico/SMA)

Moderadora: Profa. Dra. Mirian Davi Marques (Museu Zoologia/USP)

Dia 30 de junho de 2005

MESA IV

"Papel e funcionalidade dos parques urbanos na recuperação ambiental"

5. Poluição ambiental
9:00-10:30h

1.Prof. Dr. Vagner Elis (Dep. Geofísica/IAG/USP)
2.Profa. Dra. Wanda Risso Gunther (Dep. Saúde Ambiental/FSP/USP)
Moderador: Prof. Dr. Sergio Muniz Oliva (IME/USP; Coordenador do CECAE/USP)
MESA V
Educação Ambiental
11:00 - 13:00h

1. Profa. Dra. Debby Mir (Dep. Geography and Environmental Studies/Chicago/Univ. Illinois/USA)
2. Ms. Tânia Maria Cerati (IBt/SMA)
3. Prof. Dr. Pedro Jacobi (FE/USP; PROCAM)

Moderadora: Profa. Dra. Sueli Ângelo Furlan (Dep. Geografia/ FFLCH/USP)
MESA VI

“As relações e limites entre os diversos usos públicos em parques urbanos”
14:30 - 16:00h

1. Prof. Dr. Arlindo Philippi Junior (FSP/USP)
2. Eng. João Ricardo Guimarães (Subprefeito de Paranapiacaba/PMSA)

Moderador: Prof. Dr. Ricardo Toledo Silva (FAUUSP)

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
17:00 - 18:00

Dr. Luiz Mauro Barbosa - Presidente do CONDEPEFI; Diretor Geral do IBt/SMA - Representante do Secretario Estadual do Meio Ambiente/SMA

Preservação, conservação e revitalização do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga-PEFI: um novo modelo de gestão para o maior parque metropolitano do Estado de São Paulo.

Organização

O seminário Parques Urbanos e Meio Ambiente - Desafios de Uso integra um conjunto permanente de ações da Universidade de São Paulo em relação ao seu patrimônio ambiental. Nesse sentido, a USP integra-se a um dos temas mais centrais e permanentes da contemporaneidade: a complexa relação entre o homem e o mundo natural.
A USP tem sob sua guarda espaços físicos territoriais de grande diversidade. São florestas, campos, cerrados, várzeas, espalhados por todo o Estado de São Paulo, onde reservas e parques ganham destaque. Na Grande São Paulo tem o CienTec-USP, que em conjunto com o Jardim Botânico e a Fundação Zoológico integram o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI, área que é o maior centro de conservação da biodiversidade paulista, localizada na metrópole paulistana.
Só o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec-USP) e o Instituto de Botânica (IBt), ocupam mais de 2/3 dos 545 hectares dessa área de conservação. É nessas duas instituições que se concentra a quase totalidade da mata preservada do PEFI, e que constitui mais de 10% da soma de todas as áreas verdes da cidade. Isto a distingüe como uma das áreas mais significativas de reserva natural inserida numa metrópole.
O Parque CienTec, Instituto de Botânica, Jardim Botânico e o Zoológico e Zôo Safari, além de importantes reservas naturais, são utilizados de forma permanente pela Universidade que neles desenvolvem pesquisas e estudos científicos, assim como um amplo conjunto de atividades de extensão cultural em educação ambiental. A área é também utilizada como parque de lazer e contemplação, com visitação agendada e trilhas ecológicas. As edificações existentes no CienTec ocupam 7 mil m² e compõem, juntamente com a Alameda do Sistema Solar, um significativo conjunto arquitetônico utilizado para a realização das atividades de ciência, cultura e extensão, que se desenvolvem no cotidiano do Parque.
O Instituto de Botânica tem 360.000 m2 de área aberta à visitação pública e realiza diversos trabalhos voltados a conservação da biodiversidade, dos recursos naturais e do patrimônio histórico. Os programas de manejo são elaborados priorizando a recuperação de áreas degradadas e a proteção da mata contra ações predatórias. O uso público nessas áreas também é prioridade no programa governamental com o ECOPEFI.
O Seminário Internacional Parques Urbanos e Meio Ambiente - Desafios de Uso deverá possibilitar um amplo debate sobre áreas de preservação ambiental inseridos em situações urbanas e metropolitanas contribuindo para a permanente qualificação das ações desenvolvidas pela USP. Os profissionais convidados indicam a variedade de campos do conhecimento afeitos e relacionados com os desafios do patrimônio ambiental e seu uso qualificado. A presença de profissionais ligados à USP e de convidados vinculados a outras instituições nacionais e internacionais reforça a inserção internacional da universidade e indica a relevância do tema e da área física no fomento do debate e definição de ações ambientais.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.