Panorama
 
 
 

COMEÇA TEMPORADA DE CAÇA NO RS, ÚNICO ESTADO COM PERMISSÃO DO IBAMA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Junho de 2005

19/06/2005 - Mais de 4 mil caçadores amadores começam neste final de semana, em 50 municípios gaúchos, a caça de perdiz, pomba-de-bando e pombão nos campos e matos de oito municípios. O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro onde a caça amadorista, controlada, é permitida. A temporada se estenderá até o início de agosto. No dia 24 começa a caça de banhado, em que são visadas a marreca-piadeira, a marreca-caneleira e o marrecão. Desta vez não foi liberada a caça da lebre e do perdigão.
A temporada, que deveria ter começado no dia 20 de maio, foi adiada, pois ambientalistas haviam conseguido na Justiça Federal sua suspensão. Na última quinta-feira (16), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região acolheu recurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), liberando a temporada.
De acordo com o procurador federal do Ibama no estado, Paulo Airoldi, a caça no Rio Grande do Sul obedece a critérios científicos de manejo e é monitorada pelo Ibama, sem risco de dano ao ambiente.
O vice-presidente da Federação Gaúcha de Caça, Ronaldo Farina, diz que a entidade existe há mais de 60 anos e que todo caçador é consciente de sua responsabilidade e, acima de tudo, um fiscal da natureza e da caça furtiva. Ele diz ainda que a Federação Gaúcha de Caça está contribuindo, só na temporada de 2005/2006, com R$ 500 mil para pesquisa, controle e programa de monitoramento de animais da fauna.
Segundo Ronaldo Farina, a caça amadorista no estado determinou o desenvolvimento de um sistema de fiscalização suficientemente organizado e eficiente para reduzir infrações à fauna. Além da fiscalização federal, o Ibama criou patrulhas ambientais para controlar a caça. Além disso, o caçador amador, com a lei do desarmamento, precisa cumprir as determinações rigosamente para receber a licença de caça.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lupi Martins

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.