Panorama
 
 
 

EDUCAÇÃO INDÍGENA É APONTADA COMO PRIORIDADE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

22/06/2005 – A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional realizou hoje uma audiência pública para debater a respeito dos programas desenvolvidos pelo governo federal para indígenas. De acordo com o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, a maior responsabilidade do governo é tentar criar uma educação escolar específica e de qualidade para os índios. "Hoje temos 2.228 escolas funcionando em terras indígenas", informou.
O secretário contou que o governo está tentando recrutar professores que são indígenas ou bilíngües, além de produzir um material didático em duas línguas também. "Estamos tentando criar um elemento modelador diante das diferenças desses povos."
Para o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Gomes, existe uma necessidade de "refederalizar a educação", pois os municípios não dão conta, sozinhos, de proporcionar qualidade de vida para os indígenas. "Daqui há dez, 15 anos o Brasil terá 1 milhão de índios, precisamos fazer com que eles não se sintam em uma ladeira de extinção, mas fazer com que se sintam reconhecidos como fundadores da nação", falou.
A audiência contou com a participação da gerente de projetos da Secretaria de Política para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Lylia Galetti, o assessor do Departamento de Saúde da Fundação Nacional de Saúde, Edgard Magalhães, e o pesquisador da Embrapa Recursos Hídricos, Fábio Freitas. Os participantes – diversos representantes dos ministérios – apresentaram projetos e ações específicas voltadas para esses povos.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Luthianna Hollenbach

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.