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EDUCAÇÃO
INDÍGENA É APONTADA COMO PRIORIDADE
EM AUDIÊNCIA PÚBLICA
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005
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22/06/2005 – A Comissão
da Amazônia, Integração Nacional
e Desenvolvimento Regional realizou hoje uma audiência
pública para debater a respeito dos programas
desenvolvidos pelo governo federal para indígenas.
De acordo com o secretário de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade
do Ministério da Educação,
Ricardo Henriques, a maior responsabilidade do governo
é tentar criar uma educação
escolar específica e de qualidade para os
índios. "Hoje temos 2.228 escolas funcionando
em terras indígenas", informou.
O secretário contou que o governo está
tentando recrutar professores que são indígenas
ou bilíngües, além de produzir
um material didático em duas línguas
também. "Estamos tentando criar um elemento
modelador diante das diferenças desses povos."
Para o presidente da Funai (Fundação
Nacional do Índio), Mércio Gomes,
existe uma necessidade de "refederalizar a
educação", pois os municípios
não dão conta, sozinhos, de proporcionar
qualidade de vida para os indígenas. "Daqui
há dez, 15 anos o Brasil terá 1 milhão
de índios, precisamos fazer com que eles
não se sintam em uma ladeira de extinção,
mas fazer com que se sintam reconhecidos como fundadores
da nação", falou.
A audiência contou com a participação
da gerente de projetos da Secretaria de Política
para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério
do Meio Ambiente, Lylia Galetti, o assessor do Departamento
de Saúde da Fundação Nacional
de Saúde, Edgard Magalhães, e o pesquisador
da Embrapa Recursos Hídricos, Fábio
Freitas. Os participantes – diversos representantes
dos ministérios – apresentaram projetos e
ações específicas voltadas
para esses povos.
Fonte: Agência Brasil -
Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Luthianna Hollenbach