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ESPECIALISTAS DISCUTEM EMISSÕES VEICULARES NO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

(24/06/05) - Participantes da IV Conferência Internacional de Emissões Veiculares recomendaram a revisão dos limites de emissão do monóxido de carbono, dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio para todos modelos de carros vendidos no Brasil.

O evento, promovido nos últimos dois dias pela Associação de Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul (Afeevas), trouxe a Brasília especialistas nacionais e internacionais. Eles discutiram melhorias na eficiência dos combustíveis e opções para reduzir poluentes emitidos por veículos, além de trocarem experiências realizadas no Brasil, Estados Unidos, México, Chile e Equador.

No Brasil, desde 1986, funciona o Proconve, programa de redução de emissões de gases poluentes e de incentivo do desenvolvimento tecnológico nacional, tanto na engenharia automotiva, quanto em métodos e equipamentos para a realização de medições de poluentes. Com o programa, a emissão dos poluentes caiu 99%: passou de uma média de 54 g/km de monóxido de carbono para 0,3 g/km.

Para o coordenador do Proconve, Paulo Macedo, a manutenção preventiva pelos proprietários de veículos também ajudaria a baixar os percentuais de emissões. “O brasileiro não tem esse hábito. O motorista só leva seu carro ao mecânico quando ele quebra. Não percebe que a manutenção preventiva, além de diminuir a emissão de poluentes, poderia deixar seu carro mais econômico e eficiente.”

Trabalhos e Discussões

O programa da conferência englobou questões de saúde, combustíveis mais limpos (com menor teor de enxofre na gasolina e no óleo diesel), busca de soluções dos problemas do meio ambiente, adoção de novas tecnologias por parte dos produtores de combustíveis, inspeção veicular e melhoria no transporte público.

Os trabalhos apresentados e os debates realizados durante a conferência resultaram em uma série de sugestões ao Conama, à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e aos governos locais. O Conama recebeu o maior número de sugestões, entre elas, revisar os limites de emissão do monóxido de carbono, dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio para todos os veículos, independente do tipo de combustível utilizado; definir mais claramente as responsabilidades do proprietário do veículo e dos profissionais ou empresas de reparação, atribuindo a eles as penalidades em caso de violação; intensificar as discussões para harmonização das especificações de combustíveis, limites, normas e procedimentos na América do Sul, preservando as conquistas brasileiras no controle de emissões veiculares; reunir as Resoluções Conama em um texto abrangente e melhorar os aspectos jurídicos do Proconve.

À ANP coube a sugestão de melhorar a qualidade dos combustíveis eliminando o enxofre da gasolina e do óleo diesel e aos governos locais a adoção de políticas de substituição de frotas antigas e metas decrescentes para o potencial poluidor médio para as frotas de uso intenso e a busca de políticas de incentivos para a antecipação de combustíveis limpos e veículos de baixa emissão nos grandes centros urbanos.

Segundo o presidente da Afeevas, Roberto Pereira, o Brasil está no caminho certo, mas ainda há muito para fazer em relação à emissão de poluentes. Ônibus e caminhões são considerados pelos especialistas as fontes predominantes da poluição atmosférica, principalmente nas grandes metrópoles.

Um estudo realizado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) verificou que as emissões de poluentes poderão diminuir significantemente nos próximos 20 anos. Porém, a maior dificuldade encontrada pelos produtores de combustível é reduzir a presença dos óxidos de nitrogênio nos motores a diesel dos veículos pesados. Isso significa a perpetuação dos graves problemas que o planeta enfrenta hoje em relação à camada de ozônio.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Telma Peixoto

 
 
 
 

 

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