Panorama
 
 
 

INSTITUIÇÕES DO PIAUÍ ADEREM AO PROGRAMA AGENTE AMBIENTAL VOLUNTÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

(22/06/05) – O Ibama lançou em Teresina – Piauí o Programa Agente Ambiental Voluntário. Cerca de 50 representantes de instituições participaram do encontro que aconteceu ontem no auditório do Instituto, entre elas o Ministério Público Federal, duas secretarias estaduais, Planejamento e de Pesca, as Universidades Federal e Estadual do Piauí, Sebrae, Polícia Militar, Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresina e a Federação de Pescadores do Estado do Piauí.

Divulgação
A coordenadora Nacional do Programa, Juliana Simões, esclareceu em sua apresentação as dúvidas mais freqüentes e as reais atribuições dos Agentes que segundo ela devem trabalhar junto as suas comunidades com ênfase na prevenção, “o propósito é chegar antes que o dano ambiental ocorra”, afirma. Os Agentes Voluntários também têm participação importante em emergências como queimadas, e vários outros acidentes ambientais graves que podem ocorrer. Juliana apresentou a Instrução Normativa - IN66/2005 assinada pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, e que revoga a de nº 19 de 2001. A nova IN amplia a participação da sociedade antes restrita aos mutirões ambientais, além de estabelecer novos critérios para a implantação do Programa.
Divulgação

O gerente executivo do Ibama, Romildo Mafra, disse que atuará ativamente na implementação do programa no Piauí. O primeiro passo foi a criação imediata de um grupo técnico para dar início aos trabalhos que segundo Mafra devem priorizar inicialmente a Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba em função das atividades de pesca onde o Ibama desenvolve várias ações como o defeso que estabelece períodos durante os quais a pesca é controlada.
O grupo de trabalho foi voluntariamente constituído pelos seguintes membros: Federação dos Pescadores do estado do Piauí – Flora Francisco Soares, Infraero – José Olímpio, Ong Instituto Desert – Valdemar Rodrigues, Sebrae - PI – Marcelo Moraes, Universidade Federal do Piauí – Ribamar Costa, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Marcelo Amorim, Secretaria de Agricultura e Pesca – Assis Coelho, Prefeitura de Monsenhor Gil – José Noronha, Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba – Deolindo Moura e Ministério Público Federal – Tranvanvan Feitosa.
Segundo Romildo Mafra a primeira reunião técnica será agendada para a próxima semana em dia a ser confirmado e o primeiro grupo de Agentes Ambientais Voluntários deverá ser capacitado na segunda quinzena de agosto.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Janete Porto
Foto: Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.