Panorama
 
 
 

PAÍSES PRÓ-CAÇA DAS BALEIAS SAEM DERROTADOS DA REUNIÃO ANUAL DA CIB

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

Ulsan, Coréia do Sul, 24/6/2005 - A 57ª Reunião Anual da Comissão Internacional da Baleia encerrou hoje pela manhã sua agenda sem que os países baleeiros - Japão, Noruega e Islândia - tenham conseguido aprovar sequer uma de suas propostas para a reabertura da caça à baleia em larga escala.
Mesmo tendo "comprado" mais uma leva de países pobres e pequenos, que recebem ajuda financeira direta para apoiá-lo incondicionalmente, o Japão não conseguiu derrubar a moratória, obter concessões de cotas de caça para suas indústrias baleeiras costeiras, ou acelerar a negociação para a adoção de um novo sistema de manejo da caça. Os países pró-conservação, nos quais o Brasil se insere, mantiveram a maioria simples, postergando por mais um ano a discussão sobre a reabertura ou não da matança de baleias em larga escala.

Divulgação
O Brasil, que teve mais uma vez a maioria dos países da CIB a favor da criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul (cuja adoção final precisa de ¾ dos votos da CIB, e é impedida pela minoria de países pró-Japão), sai fortalecido da reunião juntamente com a Argentina e o Chile, deixando clara a existência de um bloco conservacionista muito forte no hemisfério Sul, do qual também fazem parte África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Esse bloco trabalhou fortemente na CIB este ano para que o tema do uso não-letal das baleias, através do ecoturismo, pesquisa e valorização sócio-cultural, seja colocado na agenda de negociação da Comissão. Segundo o Coordenador do Projeto Baleia Franca e integrante da delegação oficial brasileira à CIB, José Truda, "é inadmissível que se fale em retomar a caça da baleia de forma global em detrimento do uso não-letal que muitos países estão fazendo com grande benefício econômico.
Seria uma agressão direta aos nossos direitos." Truda salientou que nenhum país do Hemisfério Sul caça baleias desde os anos 80, e que permitir a volta das frotas baleeiras japonesas de caça comercial está fora de cogitação.
O Japão também foi duramente criticado na CIB pela continuidade da sua caça "científica" na Antártida, objeto de uma resolução aprovada pela plenária exigindo a cessação imediata da prática. O Japão anunciou que pretende seguir com a matança, mas analistas em Ulsan acham que a Austrália e outros países, a partir da condenação vigorosa da prática havida este ano, poderá ingressar na Corte Internacional de Justiça contra a prática, que a delegação brasileira á CIB classificou de "caça política" destinada a provocar os países conservacionistas e a CIB para forçar um acordo de volta da caça comercial sem restrições. A próxima reunião da Comissão será na ilha caribenha de St. Kitts & Nevis, em maio de 2006.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom
Foto: Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.