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REUNIÃO NO PARQUE DO XINGU VAI DISCUTIR PAPEL DO GOVERNO DE MATO GROSSO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INDÍGENA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2005

22/06/2005 O evento, marcado para 24 de junho no Posto Indígena Diauarum, terá como questão principal o debate em torno da continuidade do curso de formação de professores indígenas e a construção de escolas.
No dia 24 de junho, lideranças e professores indígenas do Alto, Médio e Baixo Xingu estarão reunidos com a secretária de Educação do Estado de Mato Grosso, Ana Carla Muniz, no Posto Indígena do Diauarum, no Parque Indígena do Xingu. A principal questão da pauta é a responsabilidade do governo com relação à continuidade do curso de formação de professores e a construção das escolas.
A iniciativa de realizar a reunião partiu do Conselho de Educação de Professores do Médio e Baixo Xingu e da Atix- Associação Terra Indígena Xingu e contará com a participação do Coordenador Geral de Educação Indígena do MEC, Kleber Gesteira, da Coordenadora de Educação da Fundação Nacional do Índio (Funai) Maria Helena Fialho, da representante do Conselho Nacional de Educação Indígena, Chiquinha Pareci e dos representantes do Programa Xingu do ISA, Maria Cristina Troncarelli e André Villas-Bôas.
Criado em abril de 2004, em reunião que discutiu os caminhos para a educação no Parque Indígena do Xingu, o Conselho é composto por lideranças e professores das etnias Kaiabi, Yudja, Kisêdjê, Ikpeng e Trumai. Tem como presidente Korotowï Ikpeng e vice-presidente Jowosipep Kaiabi.
A criação do Conselho foi um passo importante para a organização política do Parque Indígena do Xingu diante das políticas públicas educacionais voltadas aos povos indígenas. Marcou a iniciativa dos índios no sentido de protagonizar as relações com parceiros e órgãos responsáveis pela educação no Parque.
O diálogo com a Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso iniciou-se em abril, quando a secretária Ana Carla Muniz foi ao Parque pela primeira vez, no Dia do Índio, para visitar a obra de construção da escola da aldeia Tuba-Tuba do povo Yudja, realizada pela prefeitura do município de São José do Xingu com recursos do governo do Estado. Naquela ocasião, a secretária falou dos resultados das ações empreendidas pelo governo em relação à educação indígena e assumiu o compromisso com a formação de professores indígenas no estado.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (Rosana Gasparini e Camila Gauditano)

 
 
 
 

 

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