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REUNIÃO NO PARQUE
DO XINGU VAI DISCUTIR PAPEL DO GOVERNO DE
MATO GROSSO EM RELAÇÃO À
EDUCAÇÃO INDÍGENA
Panorama
Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2005
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22/06/2005 O evento,
marcado para 24 de junho no Posto Indígena
Diauarum, terá como questão principal
o debate em torno da continuidade do curso de formação
de professores indígenas e a construção
de escolas.
No dia 24 de junho, lideranças e professores
indígenas do Alto, Médio e Baixo Xingu
estarão reunidos com a secretária
de Educação do Estado de Mato Grosso,
Ana Carla Muniz, no Posto Indígena do Diauarum,
no Parque Indígena do Xingu. A principal
questão da pauta é a responsabilidade
do governo com relação à continuidade
do curso de formação de professores
e a construção das escolas.
A iniciativa de realizar a reunião partiu
do Conselho de Educação de Professores
do Médio e Baixo Xingu e da Atix- Associação
Terra Indígena Xingu e contará com
a participação do Coordenador Geral
de Educação Indígena do MEC,
Kleber Gesteira, da Coordenadora de Educação
da Fundação Nacional do Índio
(Funai) Maria Helena Fialho, da representante do
Conselho Nacional de Educação Indígena,
Chiquinha Pareci e dos representantes do Programa
Xingu do ISA, Maria Cristina Troncarelli e André
Villas-Bôas.
Criado em abril de 2004, em reunião que discutiu
os caminhos para a educação no Parque
Indígena do Xingu, o Conselho é composto
por lideranças e professores das etnias Kaiabi,
Yudja, Kisêdjê, Ikpeng e Trumai. Tem
como presidente Korotowï Ikpeng e vice-presidente
Jowosipep Kaiabi.
A criação do Conselho foi um passo
importante para a organização política
do Parque Indígena do Xingu diante das políticas
públicas educacionais voltadas aos povos
indígenas. Marcou a iniciativa dos índios
no sentido de protagonizar as relações
com parceiros e órgãos responsáveis
pela educação no Parque.
O diálogo com a Secretaria Estadual de Educação
do Mato Grosso iniciou-se em abril, quando a secretária
Ana Carla Muniz foi ao Parque pela primeira vez,
no Dia do Índio, para visitar a obra de construção
da escola da aldeia Tuba-Tuba do povo Yudja, realizada
pela prefeitura do município de São
José do Xingu com recursos do governo do
Estado. Naquela ocasião, a secretária
falou dos resultados das ações empreendidas
pelo governo em relação à educação
indígena e assumiu o compromisso com a formação
de professores indígenas no estado.
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental
(www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (Rosana Gasparini e Camila
Gauditano)