Panorama
 
 
 
 

GOVERNO GARANTE SEGUNDA FASE PARA PROGRAMA PILOTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

29/06/2005 .O governo federal apresentará nos próximos três meses uma proposta para a execução da segunda fase do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, durante seminário nacional do PPG7, encerrado no dia 24, em Santarém (PA). O encontro discutiu os resultados alcançados pelo programa na Amazônia e suas contribuições para a formulação de políticas públicas para a região.
A versão final da proposta será discutida e aprovada em um outro seminário, com data ainda a ser definida. A idéia é ampliar a discussão para todos os segmentos da sociedade interessados no futuro do programa e engajados na discussão do desenvolvimento sustentável, inclusive os parlamentares.Um dos passos para a elaboração da proposta será uma reunião com os doadores no próximo mês de agosto.
De acordo com o secretário, uma segunda fase do programa é necessária porque vários projetos ainda se encontram em execução. Para Langone, a continuidade do programa será estruturada com base nos resultados apresentados no seminário, no diálogo com a comunidade internacional doadora dos recursos, com a sociedade civil e com os governos estaduais.
O objetivo do Ministério do Meio Ambiente, segundo Langone, é aproveitar o acúmulo gerado pelo programa na Amazônia e ampliar a escala de suas experiências para as políticas públicas. A idéia é articular a proposta da segunda fase a uma estratégia mais ampla de desenvolvimento sustentável para a região. Nesse processo contam todos os segmentos que ajudaram a construir o programa ao longo de sua trajetória de mais de uma década na região.
O seminário discutiu, também, o Plano Amazônia Sustentável (PAS), que reúne as diretrizes do governo federal para implementação de uma política nacional de desenvolvimento para a região. O PAS será executado por meio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da BR-163 (Cuiabá-Santarém) e o Plano de Ação, Prevenção e Combate ao Desmatamento e às Queimadas.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.