Panorama
 
 
 
 

NOVO BOLETIM DEVERÁ INCLUIR DADOS SOBRE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E EFEITOS SOBRE A SAÚDE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Junho de 2005

28/06/2005 Técnicos do Departamento de Tecnologia do Ar da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental participaram, nesta terça-feira (28/6), da primeira reunião de trabalho organizada para discutir novas estratégias de comunicação para a divulgação dos dados de qualidade do ar. Participaram também profissionais da área de saúde, que devem contribuir na elaboração de mensagens didáticas sobre os efeitos dos poluentes sobre a saúde, de acordo com os índices registrados.

Pedro Calado

"Outras reuniões irão ocorrer, pois nosso objetivo é aprimorar as estratégias de comunicação. Nossos técnicos estiveram recentemente nos Estados Unidos a convite da EPA, agência ambiental americana, onde constatamos que, em termos de dados gerados, somos até mais rigorosos.

Mas, se temos informação de boa qualidade, o mesmo não ocorre com a forma de divulgação. Queremos ir além das universidades e pesquisadores que utilizam nossos dados, precisamos atingir a população, estabelecer um perfil de utilidade pública", explicou Carlos Eduardo Komatsu, gerente do Departamento de Tecnologia do Ar.

Os representantes da área de saúde ficaram de enviar propostas de mensagens relacionando os índices de qualidade com os efeitos à saúde e algumas recomendações à população. A nova proposta de comunicação também contempla informações de qualidade do ar em tempo real, associando um índice com uma mensagem qualitativa sobre os efeitos na saúde.
"Como todos sabem é de competência da CETESB o monitoramento e divulgação da qualidade do ar. Estamos trabalhando duro e investindo R$ 7 milhões em novas estações, totalizando mais 14 estações que serão instaladas em todo o Estado. Quatro dessas estações ficarão na Região Metropolitana de São Paulo, as outras dez irão para cidades que estão crescendo rapidamente ou que concentram grandes áreas onde ocorrem queimadas de palha de

cana. Vamos ampliar bastante as atividades de monitoramento e, por isso, precisamos refletir, agregar novos valores, fazendo com que a informação chame a atenção da população", informou o presidente Rubens Lara.
O evento contou com a participação de profissionais do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, Instituto Astronômico e Geofísico - IAG, da USP, Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

Pedro Calado

Fonte: CETESB – agência ambiental do estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Olivette)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.