Panorama
 
 
 

CURSO SOBRE COLETA E PRESERVAÇÃO DE ÁGUA PARA PROFISSIONAIS DO NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Julho de 2005

04/07/2005 A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, promovendo a transferência de tecnologia para outros Estados brasileiros, está realizando de 4 a 7 de julho o curso “Coleta e Preservação de Amostras de Água para Consumo Humano”, para funcionários das secretarias estaduais de Saúde de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Pará e Ceará, que contam com o apoio do Ministério da Saúde.

José Jorge e Pedro Calado
Especialistas do Departamento de Análises Ambientais, da CETESB, sob a coordenação técnica do biólogo Carlos Jesus Brandão, gerente do Setor de Amostragem em Ambientes Aquáticos e Ensaios Granulométricos, que é também um dos docentes, estão ministrando o curso na sede da Companhia, em São Paulo. A Coordenação Executiva, pelo Setor de Transferência de Conhecimento Ambiental da CETESB, é da estatística Graça Chíxaro Lobo.
O curso abordado, entre outros, os seguintes temas: Parâmetros Físico-Químicos, Parâmetros Microbiológicos - Indicadores Microbiológicos, Importância Sanitária e Parâmetros de Controle, Parâmetros Hidrobiológicos, Objetivos, Planejamento e Escolha de Locais de Coleta de Amostras, Objetivo, Cuidados e Técnicas de Preservação mais Empregadas, Metodologias para Coletas Rotineiras em Estação deTratamento de Água, Rede de Distribuição, Poços Freáticos, Nascentes e Mananciais de Abastecimento Público, e Registro das Informações de Campo.

A parte prática do curso terá uma exposição sobre Preparação de Material para Coleta da Portaria 518 , para a aula prática na Estação de Tratamento de Água da SABESP do Alto Cotia”.

Objetivos

“O objetivo é fazer com que os representantes estaduais tornem-se agentes multiplicadores nos municípios”, explicou a química Simone Sabbag, consultora da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM, que
juntamente com a consultora Nelma Faria, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública - CGLAB, ambas subordinadas à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, organizou a participação dos funcionários dos Estados no curso. Segundo Simone, este é o segundo ano seguido em que o Ministério da Saúde promove a vinda de técnicos de outros Estados para o curso da CETESB, na modalidade Fechada, com as participações custeadas pelo Ministério da Saúde. “Com estes cursos, estamos aproveitando a reconhecida experiência e estrutura da CETESB mostrando metodologias atualizadas de coleta e preservação de amostras de água para consumo humano, para buscar a uniformização nas atividades desenvolvidas nos Estados”, disse.
José Jorge e Pedro Calado

Os participantes

Os profissionais que estão participando do curso são: Laura de Fátima Magalhães Cardoso, Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN, de Roraima; Maria de Lourdes Maciel, LACEN, de Rondônia; Daniel Wolinger Marcondes, LACEN, do Amazonas; Olavio Augusto da Silva Nunes, LACEN, do Acre; Leila Maria Galvão da Silva, LACEN, de Mato Grosso; Anderson da Silva Oliveira, LACEN, de Tocantins; Evaldo de Castro Silva, LACEN, do Amapá; Paulo Gustavo Barroso Sobral, Vigilância em Saúde Ambiental - VSA, do Amazonas; Celeste Gama de Oliveira, VSA, de Roraima; Paulo Sérgio Tavares da Silva, VSA, de Rondônia; Waldyr da Costa Rodrigues, VSA, do Amapá; Eliandra de Oliveira Barros, VSA, de Tocantins; Sheila Andrade Vieira, VSA, do Acre; Cristina Maria Rocha Damasceno, VSA, do Pará; Vera Lúcia Dias Lopes, VSA, do Mato Grosso; e Sérgio Murilo Martins Cruz, VSA, do Ceará.

Na semana passada, de 27 a 30 de junho, o mesmo curso de “Coleta e Preservação de Amostras de Água para Consumo Humano” foi ministrado pelos especialistas da CETESB, também com o apoio do Ministério da Saúde, para funcionários das secretarias estaduais de Saúde do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Alagoas, Bahia e Sergipe. Os profissionais que fizeram o curso foram: Christiane Lira de Vasconcelos Pinheiro, LACEN, do Rio Grande do Norte; Nancy Veloso de Lima, LACEN, de Pernambuco; Júlio César de Jesus Guterres Costa, LACEN, do Maranhão; Germana de Oliveira Perdigão, LACEN, do Ceará; Gisélia Rosangela das Chagas, LACEN, do Piauí; Flávia Alves Souto Cruz, LACEN, da Paraíba; Celi Silva do Nascimento, LACEN, de Alagoas; Francisco Duarte Bezerra, VSA, de Pernambuco; Djenane Coimbra Teixeira Mendes, VSA, do Maranhão; Edson Andrade de Vasconcelos, VSA, da Paraíba; Kristiane Carvalho Fialho, VSA, do Rio Grande do Norte; Rejane Maria Sobrinho Souza, VSA, do Piauí; Roseane de Oliveira Pinto Brotas, VSA, de Alagoas; Denise Celeste de Oliveira Simões Bezerra, VSA, da Bahia; José Luiz Santos, VSA, de Sergipe; e Joana D`Arc Bezerra Lima Santos, VSA, do Pará.
José Jorge e Pedro Calado

Fonte: CETESB – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge e Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.