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GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL
PROMETEM APOIO À EDUCAÇÃO
ESCOLAR EM REUNIÃO NO PARQUE INDÍGENA
DO XINGU
Panorama
Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2005
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08/07/2005 - No posto
indígena Diauarum, representantes do MEC,
Funai, Secretaria de Educação de Mato
Grosso, FNDE, lideranças e professores indígenas,
e representantes do ISA debateram responsabilidades
em relação ao futuro da educação
indígena. Por enquanto, existem muitas promessas.
O compromisso e a responsabilidade dos órgãos
governamentais com a educação escolar
no Parque Indígena do Xingu foi o tema da
reunião realizada pelo Conselho de Educação
Indígena do Médio e Baixo Xingu, em
24/6, no posto indígena Diauarum. Estavam
presentes lideranças e professores do Alto,
Médio e Baixo Xingu; o coordenador geral
de Educação Indígena do MEC,
Kleber Gesteira Matos; a secretária de Educação
de Mato Grosso, Ana Carla Muniz; a coordenadora
de Educação da Fundação
Nacional do Índio (Funai), Maria Helena da
Silva Fialho; a representante do Conselho Nacional
de Educação Indígena, também
presidente do Conselho de Educação
Indígena de Mato Grosso, Chiquinha Pareci
e os representantes do Programa Xingu do ISA, André
Villas-Bôas e Maria Cristina Troncarelli.
Do encontro resultaram
várias promessas. O MEC prometeu apoiar o
curso de formação de professores do
Baixo e Médio Xingu (a ser realizado em outubro
de 2005) coordenado pelo ISA. Mas para isso, o ISA
deve participar de edital de projetos do Fundo Nacional
de Desenvolvimento à Educação
(FNDE) e ter sua proposta aprovada. Comprometeu-se
também a liberar recursos para a construção
de duas escolas no Parque, desde que a Secretaria
de Educação de Mato Grosso (Seduc)
envie projeto com essa solicitação.
A Fundação
Nacional do Índio, por sua vez, além
do apoio que já presta ao curso de formação
de professores na aquisição de combustível,
comprometeu-se a disponibilizar uma educadora para
participar do processo de formação
e do acompanhamento pedagógico aos professores.
De sua parte, a Seduc
comprometeu-se com a continuidade do processo de
formação de professores do Alto Xingu,
realizando uma etapa de curso em agosto, no Posto
Indígena Leonardo Villas Boas, e formalizou
o ingresso destes professores no Projeto Hayô
de Magistério Indígena, a ser desenvolvido
pela secretaria. A secretária de Educação,
Ana Carla Muniz, prometeu ainda que a partir de
2006 dará continuidade à formação
de professores do Médio e Baixo Xingu. Mas
não ficou claro se a Seduc pretende ou não
manter a parceria com o ISA no processo de formação
de professores. Essa parceria foi reivindicada pelos
índios em carta encaminhada aos órgãos
de educação estadual e federal. A
secretária de Educação insistiu
no ingresso dos professores do Médio e Baixo
Xingu no Projeto Hayô – que não foi
pensado especificamente para a população
do Parque Indígena do Xingu e não
foi aprovado ainda pelo Conselho Estadual de Educação
de Mato Grosso (CEE-MT), em vez de manter o apoio
ao curso de formação de professores
promovido pelo ISA, cuja proposta curricular (Projeto
Itaenyfuk - Pedra Brilhante/Yrukum) já está
aprovada pelo CEE-MT para continuidade até
2007.
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental
(www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (M. Cristina Troncarelli)