Panorama
 
 
 
 

JUSTIÇA PROÍBE IBAMA DE AUTORIZAR CAÇA AMADORISTA NO RIO GRANDE DO SUL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2005

05/07/2005 - A Justiça Federal proibiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de autorizar a caça amadorista no Rio Grande do Sul. Segundo o juiz Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, da Vara Federal Ambiental de Porto Alegre, as modalidades de caça - amadorista, recreativa ou esportiva - não podem ser liberadas nem licenciadas "porque não têm finalidade socialmente relevante, não condizem com a dignidade humana, não contribuem para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária".

Na sentença de mérito, o magistrado destaca que essas práticas "submetem os animais silvestres à crueldade". A decisão, que atinge todo o território do Rio Grande do Sul, determina que o Ibama "adote providências para que a vedação da caça amadorista seja cumprida através de fiscalização e o exercício de seu poder de polícia ambiental". O magistrado determinou também que o Instituto somente autorize a caça científica ou a caça de controle, na forma da legislação.

Também foi fixada multa na sentença, no valor de R$ 11.009,17, "em caso de descumprimento da decisão, por dia de descumprimento ou por licença ou autorização concedidas em seu desacordo".

A coordenadora-geral da associação civil União pela Vida (UPV), Maria Elisa Silva, que moveu a ação civil pública, disse que a entidade iniciou a luta em 2004, com um abaixo-assinado com mais de 12 mil assinaturas. Para ela, a sentença "é um momento muito importante na luta contra essa prática".

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Shirley Prestes

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.