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MTur INICIA PROJETO BRASIL, MEU NEGÓCIO É TURISMO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2005

4/7/2005 Começou na última segunda-feira (4/6), na cidade mineira de Ouro Preto, a primeira aplicação-piloto do programa que vai formar 25 mil agentes turísticos em todo o País, até dezembro de 2006. O projeto Brasil, Meu Negócio é Turismo é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho, assinada em outubro de 2004 e, inicialmente, formará 810 multiplicadores (30 em cada estado e no DF).
Na primeira etapa, foram escolhidas duas cidades turísticas – Ouro Preto e Salvador – para inaugurar as atividades. Até o dia 9 de julho, serão capacitados 30 multiplicadores em Ouro Preto; e de 19 a 29 de julho, outros 30, em Salvador. Na cidade mineira, o pessoal foi selecionado na região de Ouro Preto, Diamantina e Poços de Caldas. Já na Bahia, os multiplicadores são de Salvador e Entorno – Costa dos Coqueiros, Itaparica, Praia do Forte, Reserva Imbassay -, Chapada Diamantina (região de Lençóis), Itacaré e Entorno.
O projeto servirá também como base para a produção e reprodução de material didático audiovisual e impresso, com objetivo de desenvolver oportunidades de negócio, emprego e renda, além de contribuir para a melhoria do produto turístico local.
Programação – Em Ouro Preto, a abertura dos trabalhos foi realizada no Centro de Convenções. Em seguida, foi feita, no auditório do Parque Metalúrgico, a apresentação do projeto Brasil, Meu Negócio é Turismo. Durante as palestras, os 30 multiplicadores são convidados a refletir sobre como valorizar os produtos regionais, transformando-os em atrativos turísticos, e a identificar novos olhares sobre a região.
Por meio de uma dinâmica de grupo, eles aprendem também temas como mediação de conflitos, gestão e liderança. Outro objetivo do projeto é valorizar lideranças locais como fonte de dados e informações importantes para a criação de roteiros inusitados, diferentes dos já existentes. Os alunos vão discutir também soluções para problemas enfrentados pelos turistas na cidade, além de desenvolver atividades práticas, como a elaboração de um calendário de eventos e de roteiros turísticos e ainda um produto de comunicação em turismo, que pode ser, por exemplo, um postal, um folder ou um mapa.
Da programação, consta ainda exibição de vídeos, como o que mostra o turismo cultural em Tiradentes. A primeira aplicação-piloto do programa termina no dia 9, sábado, ao meio-dia, em Ouro Preto.
Segunda etapa – Assim que forem formados os 30 multiplicadores em cada estado e no DF – fase prevista para ser concluída até meados de 2006 –, eles vão repassar a metodologia transmitida pela Fundação Roberto Marinho a duas turmas de agentes turísticos locais, resultando em 60 novos profissionais residentes nos destinos turísticos indicados em cada estado e no DF. Até o fim de 2006, serão formados, então, 25 mil agentes – 810 multiplicadores mais 24.300 agentes locais.
A seleção dos multiplicadores e a execução do projeto contam com apoio de professores e alunos da área de Turismo e Hotelaria de universidades brasileiras, graças à parceria entre o MTur, Fundação RB e a Unitrabalho – Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho - , rede de 90 instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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