Panorama
 
 
 
 

CAMPOS DO JORDÃO COMPROMETE-SE COM A CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Campos de Jordão (SP) - Brasil
Julho de 2005

11/07/2005 - Campos do Jordão tornou-se, no sábado, o 12º município a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace. O prefeito João Paulo Ismael e a representante do Greenpeace, Rebeca Lerer, assinaram o termo “Compromisso pelo Futuro da Floresta”, em solenidade realizada neste sábado na Praça Dr. Sílvio Rios, que contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A prefeitura terá prazo de 120 dias para elaborar uma lei municipal que evitará o consumo de madeira amazônica proveniente de desmatamentos e extração ilegal nas compras públicas do município.

“Campos do Jordão é mais uma cidade que toma medidas concretas para eliminar madeira de origem criminosa do mercado”, comemora Rebeca Lerer, coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace. “Ao adotar critérios sócio-ambientais para a aquisição de madeira nas licitações promovidas pela prefeitura, a cidade está incentivando o desenvolvimento sustentável da Amazônia”. Em maio, o governo brasileiro divulgou a segunda maior taxa de desmatamento da história. Entre agosto de 2003 e agosto de 2004, 26.130 km2 de floresta foram completamente destruídos. Como mais de 70% da extração madeireira na Amazônia ocorre na ilegalidade, boa parte da madeira utilizada para construir escolas e prédios públicos provém de desmatamentos irregulares ou extração criminosa.
O governo do Estado de São Paulo já editou decreto restringindo o consumo de madeira ilegal nas obras públicas. “São Paulo consome mais de 15% de toda a madeira extraída da Amazônia, tornando-se o maior consumidor de madeira tropical do mundo. Medidas como esta e a adesão de municípios paulistas ao programa Cidade Amiga da Amazônia enviam uma mensagem clara ao setor produtivo da Amazônia: quem trabalha na ilegalidade está perdendo mercado”, explica Rebeca. O Greenpeace espera que o Estado de São Paulo assuma os critérios sugeridos pelo programa Cidade Amiga da Amazônia em breve.
Para tornar-se uma Cidade Amiga da Amazônia, as administrações municipais devem formular leis que exijam quatro critérios básicos em qualquer compra ou contratação de serviço que utilize madeira da Amazônia: proibir o consumo de mogno; exigir, como parte dos processos de licitação, provas da cadeia de custódia que identifiquem a origem legal e os Planos de Manejo Florestal da madeira; dar preferência à madeira certificada pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal); e orientar construtores e empreiteiros a substituir madeiras usadas em tapumes, fôrmas de concreto e andaimes por opções reutilizáveis como ferro ou chapa de madeira resinada.
O FSC é o único sistema de certificação independente que adota padrões ambientais internacionalmente aceitos, incorpora de maneira equilibrada os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos e tem um selo amplamente reconhecido no mundo todo. O FSC oferece a melhor garantia disponível de que a atividade madeireira ocorre de maneira legal e não acarreta a destruição das florestas primárias como a Amazônia.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.grenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.