Panorama
 
 
 
 

PARQUE NACIONAL DO CABO ORANGE COMPLETA 25 ANOS

Panorama Ambiental
Macapá (AP) - Brasil
Julho de 2005

(14/07) – Para celebrar os 25 anos de criação do Parque Nacional do Cabo Orange, no próximo dia 15 de julho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou ontem (13/07) uma vasta programação na cidade de Oiapoque/AP. O evento acontece no Museu dos Povos Indígenas e conta com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), uma iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ibama e Ministério do Meio Ambiente em parceria com estados e municípios da Amazônia Legal brasileira e doadores internacionais.

Ibama
Sob a coordenação da equipe gestora da unidade, teve início o Encontro de Capacitação do Conselho Consultivo, reunindo representantes das prefeituras e organizações comunitárias dos municípios de Calçoene e Oiapoque, instituições federais e estaduais, além de organizações não governamentais, povos indígenas e comunidade científica que possuem assento no Conselho, cuja composição foi definida em março deste ano. Segundo o analista ambiental Paulo Roberto Russo, do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ibama/AP, o evento pretende capacitar os conselheiros para uma melhor atuação na instância consultiva. O programa contempla conteúdos como a evolução histórica do conceito de Parque Nacional no
Brasil e no mundo; a missão e o papel do Conselho Consultivo na gestão participativa da unidade de conservação. No termino do encontro, será realizado o diagnóstico participativo, identificando as potencialidades, debilidades, ameaças e oportunidades, com a finalidade de gerar mapas cognitivos da área do Parque Nacional do Cabo Orange e de seu entorno. Na sexta-feira, a programação será dedicada às comemorações dos 25 anos do Parque Nacional do Cabo Orange, primeira unidade de conservação federal criada do estado do Amapá. Entre os destaques da programação, está a mostra educativa “Eco-cine”, com exibição de filmes de temáticas ambientais para a comunidade. Títulos como Amazônia em chamas, O Príncipe das Águas, Tainá, uma aventura na Amazônia e Tainá 2, a aventura continua integram a mostra, que exibirá ainda documentário sobre a unidade de conservação e fitas educativas. Paralelamente, ocorrerá a exposição fotográfica do Parque Nacional, ressaltando as belezas cênicas e a exuberante flora e fauna silvestre da unidade de conservação.
A programação comemorativa encerrará dia 16, com visita dos conselheiros ao Parque Nacional, percorrendo a costa marinha da porção Norte da unidade, no trecho compreendido entre a foz do rio Oiapoque até rio Uaçá, visitando no caminho o Farol do Cabo Orange, aproximadamente a 80 quilômetros de distância da cidade de Oiapoque. O Cabo Orange é conhecido nacionalmente como ponto extremo marítimo do território brasileiro e, no início do século XVII, a região foi palco de disputas territoriais envolvendo Holandeses, Franceses e Portugueses.

Santuário Ecológico – Criado através do Decreto nº 84.913, em 15 de julho de 1980, o Parque Nacional do Cabo Orange está localizado no extremo Norte do território brasileiro, na porção Norte do litoral e região costeira do estado do Amapá, possuindo 619 mil hectares de área, nos municípios de Oiapoque e Calçoene, sendo um terço formado por área marinha – são dez quilômetros mar adentro e uma faixa litorânea de 200 quilômetros de extensão. Em sua área se encontram protegidos ecossistemas de importante relevância ecológica, formados por floresta tropical densa, campos limpos, manguezais e manchas de cerrado e terra firme. Graças a essa diversidade de habitat, sua fauna é rica e diversificada, com registros de ocorrência de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho e de água doce, sendo um dos poucos locais da presença das duas espécies do mamífero. O Parque Nacional do Cabo Orange se destaca por ser uma das maiores áreas de manguezais protegidas no país, constituindo-se em uma importante área de reprodução de espécies da fauna aquática. É visitado por diversas espécies da avifauna migratória e possui grandes ninhais, como os do Marrecal, onde ocorre o nascimento de milhares de aves. A unidade é beneficiada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Patrícia Sullivan)
Foto: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.