Panorama
 
 
 
 

REDUÇÃO DO DESMATAMENTO DEVE SER DEFINIDA PELO GOVERNO DO MATO GROSSO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2005

14/07/2005 - A definição do trabalho conjunto do Ministério do Meio Ambiente e do governo de Mato Grosso para reduzir o desmatamento está prevista para a próxima semana, mas algumas medidas foram adiantadas hoje (14) pela ministra Marina Silva. Uma delas é a criação de um grupo de trabalho para implementar sistemas de rastreabilidade da produção agropecuária do estado. "A certificação revelará que o produtor obedeceu a critérios ambientais, sem praticar irregularidades", explicou a ministra.

A necessidade da parceria entre o ministério e o governo estadual, segundo Marina Silva, surgiu após a Operação Curupira, quando foi presa uma quadrilha que há 14 anos atuava na extração ilegal de madeira em Mato Grosso. "Nos outros estados em que essa atuação foi possível, como no Pará, Acre, Amapá e Amazonas, o desmatamento caiu. Mato Grosso tem um dos melhores sistemas de licenciamento ambiental, mas havia graves problemas de gerenciamento", destacou.

Um termo de cooperação técnico integrará as atividades da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A ministra lembrou que Mato Grosso é responsável por 48% do desmatamento da Amazônia, por isso os dois órgãos atuarão no combate às queimadas irregulares.

Para isso, segundo Marina Silva, é necessária a ajuda da população. "A adesão de pessoas que desejam o licenciamento ambiental nas suas propriedades é de 17%, que é um número muito pequeno", lembrou.

Na próxima semana, técnicos do ministério do Meio Ambiente e do governo de Mato Grosso participarão de uma reunião em Cuiabá.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lilian Macedo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.