Panorama
 
 
 
 

SEMA MEDIA ACORDO ENTRE PRODUTORES E PREFEITO DE RIO VERDE

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Julho de 2005

13/07/2005 – Em reunião hoje pela manhã, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), proprietários de terras e o prefeito de Rio Verde, Mário Kruger (PT), chegaram a um acordo sobre o impasse gerado com a desapropriação de área para criação de um monumento natural no município. O decreto que instituiu a reserva será revogado pela Câmara, a pedido do prefeito, e técnicos da Sema irão ao local fazer um levantamento para ver que modalidade de reserva é mais apropriada para a área em questão, que ultrapassa 29 mil hectares.

Os proprietários reclamaram de não terem sido consultados, de que a decisão do prefeito foi tomada sem embasamento técnico e de que estariam sendo prejudicados. O prefeito rebateu alegando que tem autonomia para decidir e argumentou sobre a necessidade de se preservar a nascente do rio Verde. Mas por fim, com a mediação dos assessores jurídico, Márcia Corrêa e de Planejamento da Sema, Aldayr Heberle, ficou acordado que o decreto será revogado, estudos técnicos avaliarão a área e a comunidade será convidada a discutir o projeto.

“Não há dúvida de que se trata de uma medida louvável criar uma área de preservação ambiental, mas pode ser que a forma como o processo se deu não seja a mais apropriada. A idéia agora é envolver todos: os proprietários das terras, a comunidade e o poder público para encontrar a melhor solução”, frisou Márcia Corrêa. O que parece estar certo, no seu entender, é que a área não deve ser enquadrada como monumento natural. “Geralmente essa modalidade de reserva se aplica a área pequena, com precedente histórico que careça ser preservado.”

Há também a necessidade de previsão orçamentária para indenização dos proprietários, em caso de desapropriação. A assessora jurídica acredita que possa ser instituído um mosaico de reservas no local, como Apas (Área de Preservação Ambiental), RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), parques e até monumentos naturais. Em alguns casos não há necessidade de desapropriação e até se permite a exploração controlada das reservas naturais.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.