Panorama
 
 
 
 

BACIA DO RIO PRETO SERÁ FOCO DE PESQUISAS INTEGRADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2005

21/07/2005 - Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Universidade de Brasília (UnB) e de outras instituições de pesquisas participarão, de 8 a 12 de agosto, da 1ª Excursão Técnica a Bacia do Rio Preto, que tem a finalidade de integrar equipes e projetos de pesquisa desenvolvidos na área.

Embrapa
A Bacia do Rio Preto é representativa do Médio São Francisco. Essa bacia tem caráter federal, envolvendo o Distrito Federal e os estados de Goiás e Minas Gerais. Os objetivos da excursão são o levantamento de novos dados com a integração das ações, o desenvolvimento de um Plano Diretor da Bacia do Rio Preto, sistematização das informações já existentes e a transformação da Bacia do Rio Preto como referência do Médio São Francisco. A dinâmica da excursão envolve discussões temáticas com paradas estratégicas durante o percurso da Bacia. O trajeto previsto é em torno de 800 km. No workshop, a ser realizado no encerramento da excursão, haverá a apresentação do Challenge Program on Water and Food
(CPWF), com o objetivo de divulgar à comunidade científica a possibilidade de interação com o programa. O CPWF é um programa do Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), coordenado no Brasil pela Embrapa. As instituições participantes da excursão são Embrapa Sede (Brasília – DF), Embrapa Semi-Árido (Petrolina – PE), Universidade de Brasília (UnB), Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Emater - DF, Emater - MG, Agência Rural - GO, Secretaria de Fiscalização de Atividades Urbanas - DF, Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) e Institut de Recherche pour le développement (IRD). Os parceiros são as Prefeituras Municipais de Formosa - GO e de Unaí - MG. A coordenação é da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF).

Programação

No dia 8, as atividades serão concentradas na Bacia do Rio Jardim - DF (sub-bacia do Rio Preto) e mostrará os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Cerrados e Universidade de Brasília sobre estudos de caracterização dos recursos hídricos dessa Bacia, sua disponibilidade e demanda em agricultura irrigada, trabalhos de recuperação de Matas de Galeria e ações da Secretaria de Fiscalização de Atividades Urbanas no Distrito Federal em relação à saúde do trabalhador.
No dia 9 será apresentada em Formosa - GO, nascente do Rio Preto, uma contextualização da Bacia do Rio Preto em relação ao Médio São Francisco, enfocando desde os aspectos naturais quanto antrópicos da Bacia e questões de políticas públicas, como outorga da água. A Prefeitura de Formosa apresentará os trabalhos de recuperação na nascente do Rio Preto.
No dia 10 serão realizadas duas atividades em Unaí - MG. A primeira no campo, abordará em loco os aspectos naturais e antrópicos da Bacia, a segunda será o encontro com lideranças dos municípios constituintes da Bacia, em que será apresentada uma pauta com as principais reivindicações e propostas de estudos. Ainda em Unaí, no dia 11, será apresentado o projeto de desenvolvimento local direcionado aos assentamentos da reforma agrária, especificamente no Assentamento Paraíso.
Para finalizar o evento, no dia 12, haverá, na Embrapa Cerrados, um workshop com o intuito de elaboração de propostas de pesquisas para abordagem de temas em Bacia de Referência ou Bacia de Monitoramento do Rio Preto.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Liliane Castelões)
Foto: Embrapa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.