Panorama
 
 
 

COMISSÃO ANALISA COMPENSAÇÃO E ESTADOS E MUNICÍPIOS COM USINA NUCLEAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2005

29/07/2005 - Na próxima terça-feira (2), a partir das 11h, a Comissão de Educação (CE) deve apreciar uma pauta de 30 itens, entre os quais projeto de lei de autoria do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) que concede compensação financeira a estados e municípios - incluindo os limítrofes - que abrigam usinas termonucleares destinadas à geração de energia elétrica.

Pela proposta (PLS 367/04), a compensação será de 5% sobre o faturamento bruto da exploração de energia nuclear, assim distribuída: 30% para o estado; 40% para o município de localização da usina; e 30% divididos igualmente entre os municípios limítrofes. Se aprovado, o projeto segue para exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.

Para a mesma reunião, está previsto o exame do projeto de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que cria o Programa Nacional de Apoio ao Adolescente Carente. De acordo com a proposta (PLS 161/04), será garantido no âmbito da administração pública federal, direta ou indireta, obedecendo o limite de vagas, estágio para adolescentes carentes que estejam matriculados na rede regular de ensino.

O projeto estabelece que o adolescente receberá a chamada bolsa aprendizagem, cujo valor observará o salário mínimo-hora, além de vale-refeição, vale-transporte e vestuário específico para o exercício da atividades, a exemplo do que atualmente já é feito em alguns órgãos, como a Câmara dos Deputados e o Banco do Brasil.

Também consta da pauta projeto (PLS 122/05) do senador Tião Viana (PT-AC) que institui o Dia Nacional da Voz, a ser celebrado anualmente no dia 16 de abril. Segundo ele, a é importante alertar à população sobre os cuidados que todos devem ter com a saúde da voz.

A CE deve votar ainda 23 projetos de decreto legislativo sobre autorização para renovação ou entrada em funcionamento de emissoras de rádio em todo país.

Fonte:Agência Senado (www.senado.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.