Panorama
 
 
 

CONAMA REALIZARÁ NOVOS DEBATES SOBRE APPs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2005

28/07/2005 - O plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou hoje a realização de novas reuniões públicas para que seja debatida a proposta de resolução que definirá situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto para retirada de vegetação em áreas de preservação permanente (APPs). O Conama organizará esses encontros, nas cinco regiões do País. Margens de rios e lagos, nascentes, topos de morros, regiões muito inclinadas, manguezais e dunas (foto) são exemplos de APPs. Esses locais são protegidos pela legislação federal desde 1965.

MMA
Para que as reuniões comecem, no entanto, será necessário aguardar o julgamento do mérito ou a queda da liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a retirada de vegetação em APPs mediante autorização dos órgãos de meio ambiente da União, dos estados e dos municípios.
Ainda ontem, o Ministério do Meio Ambiente informou que irá recorrer contra decisão do Supremo. Ao mesmo tempo, o governo está orientando os órgãos ambientais a acatarem a decisão judicial e a não emitirem novas licenças para obras em APPs até a solução do impasse. A decisão do Supremo paralisou o licenciamento de novos empreendimentos em áreas de preservação permanente no
País, invalidando, inclusive, leis estaduais ou municipais sobre uso das APPs. A retirada de vegetação depende agora de legislação específica, para cada obra. O Conama debate uma proposta de resolução sobre o uso das APPs desde 2001. Essa prerrogativa foi estabelecida em uma medida provisória que alterou o Código Florestal Brasileiro e determinou ao Conselho que estabelecesse situações especiais onde a vegetação pudesse ser removida nas áreas de preservação permanente.
Enquanto o Conama não define as regras mínimas para retirada de vegetação em APPs, estados e municípios têm criado leis próprias para uso dessas áreas, muitas vezes não garantindo a preservação ou o uso sustentável desses espaços.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Foto: MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.