Panorama
 
 
 
 

ELETROBRAS VAI COLOCAR NÍVEL DE CONSUMO DE ENERGIA EM FORNOS DE MICROONDAS

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Julho de 2005

26/07/2005 – O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), do Ministério de Minas e Energia, gerido pela Eletrobrás, se prepara para iniciar, em setembro próximo, a etapa de etiquetagem dos aparelhos de microondas, que vai indicar ao consumidor os níveis de consumo de energia. Na etapa seguinte, os aparelhos mais eficientes, incluídos na categoria "A" da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), receberão o Selo Procel de eficiência energética, já a partir de 2006.

O chefe da Divisão de Planejamento de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel, Marcos Lima, ressaltou hoje (26) em entrevista à Agência Brasil, no Rio de Janeiro, que essas medidas que vêm sendo tomadas pelo Procel em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) representam benefícios para o consumidor e o meio ambiente.

"Quanto menos você usa energia elétrica de forma ineficiente, menos você impacta a parte ambiental", indicou Marcos Lima. Acrescentou que, para o consumidor, "esse é um instrumento fortíssimo, de defesa do consumidor, porque ele consegue fazer uma escolha melhor sobre vários equipamentos, elegendo aquele que consome menos fazendo o mesmo serviço. Então, ele se beneficia, ele gasta menos em sua conta de luz".

Marcos Lima afirmou que com a etiquetagem começando em setembro, a partir do início de 2006 a Eletrobrás/Procel já terá classificado os microondas de "A" a "E" , de acordo com o grau de eficiência energética. "O que a gente pretende é que 20% estejam em "A". E esses 20% vão poder usar o Selo Procel, que indica para o consumidor que esse aparelho consome menos energia".

O chefe da Divisão de Planejamento de Conservação de Energia da Eletrobrás/Procel destacou também que "o grande lance é que esse trabalho é feito de maneira voluntária entre os fabricantes e o governo. Eles (os fabricantes) percebem isso como um instrumento de marketing para as vendas melhorarem e a gente aposta nisso para que o consumo em anos seguidos seja cada vez menor".

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alana Gandra

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.