Panorama
 
 
 

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DO PEIXE-BOI MARCA ANIVERSÁRIO DO INPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2005

29/07/2005 - As comemorações do 51º aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, acontecem neste domingo (31), com várias atividades no Jardim Botânico Adolpho Ducke, em Manaus (AM). Neste dia acontecerão, simultaneamente, os projetos Comunidade no Jardim Botânico e Conhecendo o Inpa. Além disso, 60 servidores da instituição com 30 anos (ou mais) de serviços prestados ao Inpa, serão homenageados por sua contribuição para a disseminação da ciência e tecnologia na Amazônia.

INPA
Ainda durante o evento, será lançada a campanha Filhotinha de peixe-boi. Ela quer nome. Voltada para crianças e adolescentes, a campanha tem como objetivo "batizar" o quinto filhote de peixe-boi nascido nos tanques do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa). Crianças com idade entre 7 e 12 anos podem participar da campanha. O objetivo é estimular o interesse pela espécie peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis), considerada vulnerável na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
"Do ponto de vista conservacionista, campanhas dessa natureza fazem com que as crianças conheçam o peixe-boi, as condições do nascimento em cativeiro, que não é algo tão simples, e, por conseqüência, acabam também divulgando as pesquisas realizadas pelo Inpa", afirma Yara Camargo, presidente da Associação dos Amigos do Peixe-Boi (AMPA). Além disso, destaca Yara, é preciso haver uma interação da ciência com o público e o Inpa, ao realizar essas campanhas, está promovendo um canal direto com a socidedade. Para o pesquisador do Inpa, Fernando Rosas, reproduzir um animal em cativeiro, quando ele está ameaçado de extinção, é um passo gigantesco na conservação da espécie. "Mas de nada adiantará o nosso trabalho se o conhecimento aqui produzido não for socializado. Afinal, é a sociedade que nos paga para realizarmos as nossas pesquisas", diz. A julgar pela participação em outras campanhas, a expectativa é de que, desta vez, mais de duas mil sugestões cheguem ao Inpa.

Como participar

Para participar, a criança deve preencher um cupom sugerindo um nome, que precisa estar relacionado a um tema amazônico, acompanhado de uma justificativa. Os cupons estarão disponíveis em postos BR de Manaus, nos campi do Inpa, no Jardim Botânico e no Bosque da Ciência. As sugestões também podem ser enviadas por meio eletrônico, no link que estará disponível no site do Inpa a partir de segunda-feira (1º).
Os participantes vão concorrer a um microcomputador, um aparelho DVD e uma viagem saindo de Manaus para a maior província gasolífera terrestre do Brasil, Urucu, em Coari/AM (com direito a acompanhante). O vencedor será anunciado no dia 6 de outubro, durante a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quando a filhotinha completará seis meses.
A campanha é organizada pelo Inpa e pela Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), com o patrocínio da Petrobras - que adotou o peixe-boi como mascote - e tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Histórico

O filhote para o qual a campanha se destina é uma fêmea, nascida na madrugada de 6 de abril, com 17,2 kg. Dessa vez, a mãe foi Cambá, que está no Inpa desde 1984. Em abril de 1998, as pesquisas foram recompensadas com o nascimento em cativeiro do primeiro filhote, batizado de Erê, filho da fêmea Boo. Depois dele, vieram Tuã (filho de Tukano) e Kinja (também de Boo). Entre Erê e Kinja, Boo teve outro filhote, natimorto. Significa dizer que as três fêmeas adultas - Cambá, Tukano e Boo - já reproduziram. Este ano, o Projeto Peixe-boi completa 31 anos, mantendo o objetivo de preservar, conservar e conscientizar as pessoas sobre a importância do animal na natureza.
Esse trabalho começou no Inpa com apenas um peixe-boi e um pesquisador. Hoje, são 33 animais distribuídos nos tanques do LMA, que conta com dois pesquisadores, além dos estudantes de pós-graduação, bolsistas e voluntários, e um veterinário para cuidar dos animais.
Os trabalhos do Inpa com o peixe-boi não são restritos somente às pesquisas com o animal em cativeiro. Os pesquisadores realizam estudos nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, onde os animais são capturados e recebem um rádio transmissor. O objetivo é acompanhar as rotas migratórias e como ele se comporta em seu ambiente natural. O desafio agora é a reintrodução do peixe-boi na natureza.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (INPA)
Ilustração: INPA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.