Panorama
 
 
 
 

UNIDADES DA FEDERAÇÃO DEFINEM NOVO MAPA DAS REGIÕES TURÍSTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

05/08/2005 - O Mapa da Regionalização, que aponta as 219 regiões turísticas brasileiras, está sendo reorganizado pelos Órgãos Oficiais de Turismo e pelos Fóruns Estaduais de Turismo. As oficinas de atualização, que tiveram início no dia 25 de julho, no Paraná, têm o objetivo de identificar a nova organização das regiões turísticas em todas as Unidades da Federação. Nesta semana, os encontros foram realizados nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Santa Catarina. Do dia 08 a 12 deste mês, será a vez de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Espírito Santo e Alagoas.

Além de atualizar o mapa das regiões turísticas, espera-se que os estados e o Distrito Federal construam um diagnóstico da situação atual do Mapa da Regionalização, apresentando as alterações necessárias. O Ministério do Turismo, que mobiliza, coordena e facilita a reorganização das regiões turísticas, disponibilizou cinco documentos orientadores para as UFs.

O trabalho nas oficinas segue uma metodologia com enfoque participativo, ou seja, utiliza práticas democráticas para a reorganização do mapa turístico. A atualização das regiões turísticas obedece a critérios estabelecidos pelos Órgãos Oficiais de Turismo, pelos Fóruns Estaduais de Turismo e pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Histórico – Em 2004, ao lançar o Programa de Regionalização, o Ministério do Turismo apresentou ao país o Mapa da Regionalização, com 219 regiões turísticas e 3.203 municípios identificados pelos Órgãos Oficiais de Turismo e pelos Fóruns Estaduais de Turismo. Ao longo da implementação do Programa, os produtos/roteiros turísticos de 134 regiões foram trabalhados e apresentados no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado em junho de 2005, em São Paulo.

Entre os objetivos do Programa de Regionalização, inserido no Macro Programa IV do Plano Nacional do Turismo (PNT), está a diversificação e a estruturação da oferta turística. O PNT tem como uma de suas metas principais ampliar a oferta turística brasileira, desenvolvendo no mínimo 3 produtos de qualidade em cada estado e no Distrito Federal.

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.