Panorama
 
 
 
 

COORDENADOR DO PROJETO DO SÃO FRANCISCO DIZ QUE OBRA PODE COMEÇAR ASSIM QUE SAIR LICENÇA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

O coordenador do projeto de integração do Rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste setentrional, Pedro Brito, disse que, após a concessão da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as obras poderão ser iniciadas, mesmo sem o término dos processos licitatórios.

"Já estamos programando para iniciar as obras no próximo mês de setembro, depois da licença de implantação do Ibama, com o Batalhão de Engenharia do Exército, porque, neste caso, a gente não precisa de licitação. O Batalhão de Engenharia pode começar imediatamente, logo depois que o Ibama dê a licença de implantação", assegurou Brito, chefe de gabinete do Ministério da Integração Nacional.

Pedro Brito explicou que a função do Exército será "fazer os canais de aproximação e as primeiras barragens". Segundo ele, a expectativa é que até o final do ano seja possível "iniciar as obras já com o resultado da licitação". Brito informou que o ministério realizou duas licitações: a primeira para escolher a empresa gerenciadora do projeto e a outra para a compra de 18 bombas que serão usadas na integração do São Francisco.

Outros dois processos licitatórios estão em andamento e devem terminar no dia 15 de setembro, informou o coordenador. Ele também afirmou que a integração do rio São Francisco vai beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas que sofrem com o problema da seca no Nordeste. "É um drama social sem paralelo no mundo, e a responsabilidade política do presidente Lula fez com que ele tomasse essa decisão importante para o país, com resultados econômicos e sociais e sem agredir o meio ambiente".

Pedro Brito participou hoje (11) de debate sobre os aspectos jurídicos e técnicos relacionados ao projeto, no Tribunal de Contas da União (TCU).

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.