Panorama
 
 
 

GREENPEACE COBRA POSICIONAMENTO DO RJ SOBRE ADESÃO AO PROGRAMA DE PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2005

11.08.2005 - Na quinta-feira, dia 4 de agosto, o Greenpeace realizou um protesto pacífico em frente à prefeitura do Rio de Janeiro para expor a falta de ação da atual administração municipal contra a destruição da Amazônia. Durante o protesto, o vice-prefeito Otávio Leite (PSDB-RJ) se comprometeu a dar uma resposta definitiva ao Greenpeace sobre o andamento do processo na prefeitura em, no máximo, uma semana. Encerrado o prazo, devido à falta de posicionamento das autoridades cariocas, o Greenpeace enviou hoje uma carta à prefeitura cobrando uma resposta.

Confira abaixo a íntegra da carta

Exmo. Sr. César Maia, prefeito do Rio de Janeiro
Exmo. Sr. Otávio Leite, vice-prefeito do Rio de Janeiro

Cc: Exmo. Sr. Ayrton Xerez, secretário de meio ambiente da prefeitura do Rio de Janeiro

REF: PROGRAMA CIDADE AMIGA DA AMAZÔNIA / GREENPEACE

Excelentíssimos senhores,

No último dia 04 de agosto, o Greenpeace realizou protesto pacífico diante da sede da prefeitura do Rio de Janeiro solicitando urgência no processo relativo ao programa Cidade Amiga da Amazônia (processo
número 14/002.348/2004).

Na ocasião, fomos recebidos pelo Exmo. Sr. Otávio Leite, vice-prefeito do Rio de Janeiro, que nos prometeu uma resposta definitiva desta administração a respeito da adesão ao programa Cidade Amiga da Amazônia no prazo de uma semana. Portanto, tendo cumprido o prazo estabelecido pela prefeitura, vimos, através desta, solicitar um posicionamento formal sobre esta questão.

Ressaltamos a urgência desta medida política para responder de forma concreta à sociedade civil organizada e às mais de 9 mil mensagens enviadas pela população ao Exmo. Sr. Prefeito.

Nossa expectativa é a de um breve e positivo retorno, já com a indicação da data da solenidade de assinatura do termo de adesão ao programa. De outra forma, a falta de um posicionamento claro coloca em dúvida a vontade da prefeitura do Rio de Janeiro em trabalhar contra a destruição criminosa da Amazônia.

Sem mais para o momento,

Atenciosamente,

Frank Guggenheim
Diretor Executivo do Greenpeace

Rebeca Lerer
Coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.