Panorama
 
 
 
 

MTUR DEBATE REDUÇÃO DA POBREZA E DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

Especialistas nacionais e estrangeiros participam, nesta quarta-feira (10/8), da segunda videoconferência sobre o projeto Aperfeiçoamento dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, visando ao Alívio da Pobreza, desenvolvido em parceria do Ministério do Turismo e Banco Mundial. O encontro será gerado de Brasília e transmitido ao vivo para os estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da sede do BIRD (Edifício Corporation Center - Setor Comercial Norte, quadra 2, bloco A), das 9h às 17h.
A expectativa é de que 150 pessoas, de universidades e organizações não-governamentais, participem do debate nos cinco estados. O objetivo do MTur “é promover a integração com as universidades e com a sociedade civil do País e receber as contribuições dos profissionais especializados para a formulação do conceito Turismo Sustentável & Alívio à Pobreza”, explica a diretora do Departamento de Programas Regionais de Turismo, Suzana Dieckmann.
A abertura será às 9h, com representantes do MTur, BIRD, Organização Mundial do Turismo. A primeira mesa, das 9h30 às 11h, discutirá o tema Turismo Sustentável. Participarão o representante do Banco Mundial, Eduardo Figueroa, o espanhol Francisco Gabarra, e Marcelo Burztyn, da Universidade de Brasília. O apresentador será o biológo Eduardo Martins, especialista em estudos e projetos ambientais.
Turismo Sustentável - Das 11h às 12h30 será realizado o debate sobre Turismo Sustentável e o Alívio da Pobreza no Brasil. O tema será apresentado por Marcelo Néri, da Fundação Getúlio Vargas, e terá a participação de Antonio Rocha Magalhães, do Banco Mundial, Maria de Lourdes Mollo, da Universidade de Brasília, e o economista Roberto Macedo.
Na parte da tarde serão realizados mais dois debates. Das 13h30 às 15h, serão apresentadas as experiências internacionais de turismo sustentável e alívio da pobreza (Benchmarking de TS&AP) pelos especialistas Damián Moragues, da Espanha, Carlos Gutierrez, da OMT, José Ernesto e Érico Mendonça, brasileiros. Das 15h às 16h30, o debate será sobre Gestão do Turismo Sustentável e Alívio da Pobreza no Brasil, com a participação de especialistas de São Paulo, Davis Sansolo, Rita Cruz, Renato Ignarra e Caio Magri.

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa (Marlene Gomes)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.