Panorama
 
 
 
 

RIO PRETO ABRIGA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO TRIPARTITE QUE DISCUTE O SISNAMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2005

15/08/2005 - No encontro com 21 prefeitos e 54 representantes de administrações municipais realizado na sexta-feira 12, em São José do Rio Preto, o presidente da CETESB, Rubens Lara, defendeu a importância do município no processo de descentralização da gestão ambiental, que se dará através do compartilhamento de responsabilidades entre os entes da federação: união, estados e municípios. Foi a primeira reunião deste ano da Comissão Tripartite Paulista, formada para se discutir o processo de capacitação de gestores e conselheiros ambientais no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA. O encontro aconteceu no auditório do CIESP, no Distrito Industrial de Rio Preto.

José Jorge

“Como dizia o governador Franco Montoro, tudo acontece no município e não no Estado ou na União. Por isso, precisamos incentivá-los e apoiá-los na implantação de sistemas municipais de Meio Ambiente, desenvolvendo um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental”, disse Lara.

Os dados revelam que aproximadamente 80% das cidades brasileiras não têm conselhos ambientais. A região sul, com 31%, é a que apresenta a maior proporção de municípios com conselhos ambientais.

José Jorge
O nordeste tem o menor número: 10,7%. Para modificar este quadro, o Governo Federal decidiu criar a Comissão Tripartite Nacional, que, por sua vez, propôs a instalação de comissões estaduais para desenhar seus detalhes regionais, acompanhar procedimentos e firmar metodologias.

Na primeira fase de sua implantação, a União concluiu por trabalhar em dez unidades federativas. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo formam a Região Sudeste. Em São Paulo, a Comissão Tripartite Estadual, que tem como coordenador Fredmar Corrêa, da CETESB, um dos palestrantes do encontro e que falou sobre o Programa Nacional de Capacitação de Gestores e Conselheiros Ambientais do SISNAMA no Estado de São Paulo, trabalha com a perspectiva de organizar reuniões nas regiões administrativas do Estado, procurando envolver os 645 municípios.

Após Rio Preto, estão previstas reuniões nas regiões de Sorocaba e Registro, entre setembro de outubro próximos; Barretos, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Franca, entre outubro e novembro; Presidente Prudente e Marília, para novembro; e Região Metropolitana de São Paulo em dezembro. Em 2006, acontecerão os encontros nas regiões de São José dos Campos, em fevereiro; em março, a de Campinas e, em abril, na Região Metropolitana da Baixada Santista, provavelmente em Santos.

De acordo com Fredmar Corrêa, a estratégia pensada pela Comissão Estadual, e acordada com o Ministério do Meio Ambiente, é a de que os sistemas municipais se implantem segundo três propostas de pauta: no Conselho, através da construção da Agenda 21 local; no legislativo, com a consolidação das leis federais, estaduais e municipais de meio ambiente; e, no executivo, através do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDDI) do município, ajudando-o a cumprir o que determina o Estatuto da Cidade, que estabelece que tais planos deverão ser apresentados ao Munistério da Cidade até outubro de 2006.

Fonte: CETESB – agência ambiental do estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.